ANÁLISE JURÍDICA DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL E A CONTROVÉRSIA ACERCA DO TERMO “RECURSOS ALTERNATIVOS” Legal analysis of animal testing and the controversy about the term "alternative methods"

Autores

  • Maria Izabel Vasco TOLEDO Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rbda.v11i21.16503

Palavras-chave:

animais, experimentação, maus-tratos, recursos alternativos

Resumo

O presente estudo visa analisar juridicamente a experimentação animal, o crime de maus-tratos e a controvérsia acerca do termo “recursos alternativos”, presente no artigo 32, §1º da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A discussão gira em torno da interpretação do referido termo, como elemento normativo do tipo ou como norma penal em branco, em que esta resulta em possíveis brechas favoráveis a atos de crueldade, ferindo, deste modo, o princípio da taxatividade e o disposto no artigo 225, §1º, VII da Constituição Federal brasileira, que veda quaisquer práticas cruéis a animais, inclusive com relação à vivissecção. Neste sentido, defende-se o uso de métodos substitutivos ao uso de animais em laboratórios, para fins didáticos ou científicos, por uma série de motivos, de cunho ético, psicológico, social e ambiental, que fazem da vivissecção uma prática desnecessária, ineficaz e obsoleta diante de tecnologias cada vez mais avançadas, realmente capazes de impulsionar a ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Vasco TOLEDO, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera (Uniderp). Mestre em Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Estudos NIPEDA (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Direito Ambiental e Direito Animal).

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

TOLEDO, M. I. V. (2016). ANÁLISE JURÍDICA DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL E A CONTROVÉRSIA ACERCA DO TERMO “RECURSOS ALTERNATIVOS” Legal analysis of animal testing and the controversy about the term "alternative methods". Revista Brasileira De Direito Animal, 11(21). https://doi.org/10.9771/rbda.v11i21.16503