ENTRE A SOMBRA E REALIDADE: os “programas educativos” da Mimosa Between the shadow and reality : the “Mimosa educational programs "

Autores

  • Rui Pedro Fonseca Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.9771/rbda.v10i20.15295

Palavras-chave:

programas educativos, informações nutricionais, propaganda científica

Resumo

Tendo como referência os impactos do leite bovino na saúde humana, este estudo estabelece uma análise comparativa entre os conteúdos dos “programas educativos” da marca de lacticínios Mimosa e estudos independentes de entidades reconhecidas. A grande premissa que se defende neste artigo é que a Mimosa aplica nos seus “programas educativos” um modelo de publicidade "científica" semelhante ao que Edward Bernays aplicou na década de 1920 para implementar o pequeno-almoço bacon and eggs. Os dados são demonstrativos que existe um enorme desfasamento e discordância no que concerne às informações nutritivas apresentadas pela marca de lacticínios Mimosa e as apresentadas por estudos independentes em relação aos impactos do leite de vaca na saúde humana. Os dados também são reveladores de que existem compostos no leite bovino, intrínsecos e derivados dos processos de produção industrial, que se encontram omissos nos “programas educativos” da Mimosa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Pedro Fonseca, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Investigador integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal e bolseiro, em regime de pós-doutoramento, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Fonseca, R. P. (2015). ENTRE A SOMBRA E REALIDADE: os “programas educativos” da Mimosa Between the shadow and reality : the “Mimosa educational programs ". Revista Brasileira De Direito Animal, 10(20). https://doi.org/10.9771/rbda.v10i20.15295

Edição

Seção

Direito Animal Comparado