UM CASO TRIANGULAR NA ÉTICA: Limites da Abordagem Holista de J. Baird Callicott
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v9i17.12984Palavras-chave:
Ética Ambiental, Ética da terra, Holismo, Comunidade BióticaResumo
Este artigo apresenta os argumentos de Callicott em defesa da ética da terra de Aldo Leopold, em contraposição ao movimento da libertação animal e da ética humana tradicional. Callicott sustenta que a ética da terra é a alternativa mais adequada de ética ambiental por incluir entre os beneficiários da comunidade moral os animais e as plantas, as águas e os solos, os quais, em conjunto, formam uma comunidade biótica de seres interdependentes, abrangendo muitos mais entidades vivas do que uma concepção moral que restringe o âmbito de abrangência da comunidade moral a partir do critério da senciência. Na ética da terra, uma ação é moralmente boa à medida que contribui para o bem da comunidade biótica em sua totalidade. O objetivo deste trabalho consiste em caracterizar o modelo da ética da terra a partir da proposta de Callicott, além de apontar os limites de suas críticas relacionadas ao modelo ético da libertação dos animais. Para tanto, destacam-se as divergências apontadas por Callicott entre os modelos da ética da terra e da ética animalista, bem como a aproximação realizada pelo autor entre a ética humana e a ética animalista, finalizando-se com as possíveis objeções à defesa de Callicott da ética da terra no caso triangular por ele construído. Recorre-se, ainda, às contribuições do modelo ambiental biocêntrico de Paul Taylor para apontar os limites da concepção holista de Callicott, a qual, em última instância, aproxima-se de uma perspectiva bem-estarista em relação aos animais. Mostra-se que Callicott considerou de forma precipita- da e limitada a ideia central dos eticistas animalistas de libertar os animais manejados. Assim, a exposição dos argumentos de Callicott sobre os supostos limites da ética animalista, centrada na libertação dos animais manejados e utilizados por seres humanos, é intercalada com apreciações críticas em relação à perspectiva da ética da terra que terminam por aproximá-la da ética humana tradicional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.