O corpo como transformador social: uma intervenção didática para quando “a coisa tá preta”

Autores

  • Rafael Cupello Peixoto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Mayara Brandão Centro Universitário Celso Lisboa, UNIRIO
  • Gustavo Cantisani Centro Universitário Celso Lisboa, CEFET-RJ https://orcid.org/0009-0005-8572-8731

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.53043

Palavras-chave:

Elza Soares e MC Rebecca, Relações étnico-raciais, corporeidade

Resumo

Este artigo propõe uma intervenção didática no campo das relações étnico-raciais, visando uma atuação antirracista em sala de aula através de uma análise do clipe “A coisa tá preta" de Elza Soares e MC Rebecca. A atividade tenciona a reflexão dos educandos quanto a representação dos seus corpos em âmbito social e seus desdobramentos para sua autopercepção. A proposta procurou se desenvolver com metodologias ativas de aprendizagem como meio para abordar uma educação étnico-racial. Este artigo sugere novos meios de abordagens educacionais visando a emergência pedagógica da história afrodiaspórica no Brasil, possibilitando práticas palpáveis de elaboração de aulas e conteúdos para professores comprometidos com a Lei 10.639/03.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-12

Edição

Seção

Artigos para Dossiê