Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Veredas da História aceitará somente trabalhos sob a forma de artigos, traduções de fontes, estudos com documentação em português, resenhas e entrevistas. Todos os textos apresentados aos(às) Editores(as) serão submetidos a dois membros do Conselho Consultivo e/ou dois pareceristas ad hoc para que emitam sua avaliação. Nos casos em que houver divergência entre os(as) pareceristas, os textos serão enviados a um terceiro membro para a emissão de uma nova apreciação. Os artigos receberão um dos seguintes pareceres: a) a aceitação integral do texto; b) a recusa para publicação; c) a aceitação com reformulações, sendo o texto, neste caso, reemitido ao(à) autor(a) para as alterações. Para tais apreciações, os membros do Conselho Editorial considerarão os seguintes critérios: a adequação às normas formais, a consistência e coerência teóricas, a contribuição para os estudos históricos e a originalidade.

Artigos

O periódico somente aceita artigos inéditos (a não ser no caso de traduções), redigidos em português, inglês, espanhol ou francês. Os artigos encaminhados para publicação devem ser digitados em editor de texto word for windows (para PC) 6.0 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5, papel A4, margens superior/inferior 2,5 cm e esquerda/direita 3 cm, podendo ter até 30 páginas. Os artigos deverão ser apresentados considerando a seguinte ordenação:

  1. Título do trabalho, centralizado, na primeira linha da folha inicial e em caixa alta.
  2. Logo abaixo, o(s) nome(s) do(s) autor(es) ou autora(s) deve(m) vir centralizado(s).
  3. Depois disso, a filiação institucional do(s) autor(s) e da(as) autora(s) deverá vir igualmente centralizada.
  4. Em nota de rodapé, deve-se inserir, se for o caso, maiores informações sobre a autoria tais como formação acadêmica, contato (e-mail) e outros dados ] relevantes. Todas as notas de rodapé seguirão a seguinte configuração: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado.
  5. Antes do texto propriamente dito, apresenta-se um resumo em língua do texto e um resumo em português. Caso o idioma do texto seja o português, o abstract deve ser escrito em inglês, respeitando o limite máximo de 750 caracteres (sem contar os espaços). Os resumos devem ser acompanhados de 3(três) palavras-chave e keywords.
  6. O artigo propriamente dito.
  7. Endereço para correspondência e e-mail.

Resenhas

Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil, no máximo, há dois anos e no exterior, no máximo, há cinco anos. As resenhas deverão ter entre 5 e 10 páginas e ser apresentadas considerando a seguinte ordenação:

  1. Título da resenha, centralizado, na primeira linha da folha inicial.
  2. Logo abaixo, deverá vir a expressão "Resenha de" seguindo esta ordem: nome do(a) autor(a), título da obra em itálico, cidade, editora, ano de publicação e número das páginas. Apenas o título da obra deve vir em itálico. Todo esse trecho deverá estar centralizado.
  3. Depois disso, o(s) nome(s) do(s) autor(es) ou autora(s) deve(m) vir centralizado(s).
  4. A filiação institucional do(s) autor(es) e autora(s) também deve estar centralizada.
  5. Em nota de rodapé, insere-se, caso seja preciso, maiores informações sobre o(s) autor(s) e autora(s), tais com formação acadêmica, contato (e-mail) e outros dados relevantes, seguindo a mesma configuração exigida para os artigos.
  6. Logo após isso, deverá vir a resenha propriamente dita.
  7. Por fim, destaca-se o endereço para correspondência e e-mail.

Traduções de fontes e estudos documentais em português

As traduções e estudos de documentos deverão ter no máximo 30 páginas e considerar as seguintes orientações formais:

  1. Título da tradução, estudo ou dossiê documental.
  2. Nome(s) do(s) autor(s) e/ou autora(s), centralizado(s) e, imediatamente abaixo, a

filiação institucional.

  1. Em nota de rodapé, junto à autoria, devem vir os dados sobre a formação acadêmica, contato (e-mail) e outras informações relevantes. Segue-se a mesma configuração dos artigos.
  2. Antes do(s) texto(s) propriamente dito(s), apresenta-se um resumo em português (excetuando-se os artigos em inglês e espanhol) e um abstract em inglês, cada um deles com 3 palavras-chave ou keywords, respeitando o limite máximo de 750 caracteres (sem contar os espaços).
  3. Na sequência, caso seja necessário, deve-se apresentar uma Lista de abreviações.
  4. Antes da tradução propriamente dita, a autoria deverá elaborar um texto introdutório, apresentando historicamente os contextos de produção e/ou apropriação dos documentos, ou quaisquer outras informações e análises que considerar pertinentes.
  5. A tradução propriamente dita deverá conter um texto bilíngüe disposto em duas colunas paralelas. Além disso, ela seguirá as mesmas orientações e limites espaciais dos artigos.
  6. Por fim, destaca-se o endereço para correspondência e e-mail.

Entrevistas

As entrevistas deverão ter no máximo 15 páginas e considerar as seguintes orientações:

  1. Título da entrevista, centralizado, e subtítulo obrigatoriamente contendo o nome da personalidade entrevistada. Exemplo: Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler.
  2. Depois, a autoria deverá vir de forma centralizada, dispondo abaixo do nome a titulação acadêmica e/ou profissional. Nos casos de co-autoria, seguir-se-á a mesma orientação, sendo que os(as) outros(as) autores(as) virão logo abaixo e de forma igualmente centralizada. Para cada autoria, em nota, colocar a titulação, contato (e-mail) e outras informações relevantes. 3. Antes da entrevista, virá um texto introdutório, apresentando as considerações relevantes sobre o(a) entrevistado(a).
  3. A entrevista propriamente dita vem em seguida, podendo a mesma ser conduzida por meio de perguntas e respostas, ou na forma de considerações sequenciadas dos(as) entrevistadores(as) e dos(as) entrevistados(as).
  4. Referências bibliográficas.

Normas para citações

As citações das referências deverão ser dispostas em rodapé, seguindo as normas da

ABNT como segue:

Para livro: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do livro (negrito). Cidade: Editora, Ano. (Coleção, volume – se tiver). Exemplo: WEISS, Donald. Como Escrever com Facilidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.

Para capítulo de livro do mesmo autor: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): ______ (6 traços sublinhados). Título do livro (negrito). Cidade: Editora, Ano. Cap. Nº, p. (Coleção, volume – se tiver). Exemplo: GADOTTI, Moacir. A Paixão de Conhecer o Mundo. In: ______. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 5, p. 58-73.

Para capítulo de coletânea de vários autores: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do capítulo. In (itálico): SOBRENOME (caixa alta), Prenome do organizador / editor (caixa normal). Título do livro (negrito). Edição (se não for a 1a.). Tradução (se tiver). Cidade: Editora, Ano, pp. (Coleção, volume – se tiver). Exemplo: FLORENTINO, Manolo; MACHADO, Cacilda. Migrantes portugueses, mestiçagem e alforrias no Rio de Janeiro imperial. In: FLORENTINO, Manolo (org.). Tráfico, cativeiro e liberdade: Rio de Janeiro, séculos XVII-XIX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, pp 417.

Para artigo de periódico: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do artigo. Título do Periódico (negrito), Cidade, v., n. (se tiver), ano, pp., mês (se tiver). Exemplo: LEENHARDT, Jacques. As ambivalências da identidade corporal. Revista Fênix. Paris: Vol. 4, Ano IV, pp. 3-6.

Para citação de textos da Internet: SOBRENOME (caixa alta), Prenome do autor (caixa normal). Título do texto. Disponível em: <site>. Acesso em: dia, mês e ano. Exemplo: LAMAS, Marta. Gênero: os conflitos e desafios do novo paradigma. Disponível em: <http://www.fase.org.br/projetos/vitrine/admin/Upload/1/File/Marta_lamas.PDF>. Acesso em: 24 de junho de 2010.

Normas para edição de imagens: Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores deverão enviar os originais das mesmas ou cópia feita em scanner e gravada em arquivo com terminação *TIF ou JPG, individual para cada imagem, e com resolução de 300 DPI. Caso sejam utilizadas fontes especiais (grego, latim, hieróglifo, hebraico etc.) no artigo, o texto original deve ser transcrito em nota.

Citações

Parágrafo com um recuo de 1,5cm para esquerda e para direita, em fonte Times New

Roman tamanho 11, itálico. Em nota, destaca-se a referência bibliográfica.

 

Artigos

Política padrão de seção

Artigos para Dossiê

Política padrão de seção

Resenhas

Política padrão de seção

Entrevistas

Política padrão de seção

Traduções

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.