O corpo como transformador social: uma intervenção didática para quando “a coisa tá preta”

Auteurs-es

  • Rafael Cupello Peixoto Centro Universitário Celso Lisboa
  • Mayara Brandão Centro Universitário Celso Lisboa, UNIRIO
  • Gustavo Cantisani Centro Universitário Celso Lisboa, CEFET-RJ https://orcid.org/0009-0005-8572-8731

DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.53043

Mots-clés :

Elza Soares e MC Rebecca, Relações étnico-raciais, corporeidade

Résumé

Este artigo propõe uma intervenção didática no campo das relações étnico-raciais, visando uma atuação antirracista em sala de aula através de uma análise do clipe “A coisa tá preta" de Elza Soares e MC Rebecca. A atividade tenciona a reflexão dos educandos quanto a representação dos seus corpos em âmbito social e seus desdobramentos para sua autopercepção. A proposta procurou se desenvolver com metodologias ativas de aprendizagem como meio para abordar uma educação étnico-racial. Este artigo sugere novos meios de abordagens educacionais visando a emergência pedagógica da história afrodiaspórica no Brasil, possibilitando práticas palpáveis de elaboração de aulas e conteúdos para professores comprometidos com a Lei 10.639/03.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos para Dossiê