Áfricas: instigando o pensar complexo
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v14i1.51342Palavras-chave:
Dossiê, História da África, História, EducaçãoResumo
Apresentação do dossiê "Áfricas: instigando o pensar complexo" pela professor Priscila Henriques Lima (PPGH-UERJ)
Downloads
Referências
ARAÚJO, Sara; BAUMGARTEN, Maíra; SANTOS, Boaventura de Sousa. As Epistemologias do Sul num mundo fora do mapa. Sociologias, Porto Alegre,
ano 18, nº 43, set/dez 2016.
BARROS, José D’Assunção. Histórias interconectadas, histórias cruzadas, abordagens transnacionais e outras histórias. Secuencia [online]. 2019, n.103,
e1528. Epub Jan 01, 2019.
COOPER, Frederick. História da África: capitalismo, modernidade e globalização. Lisboa: Edições 70, 2016.
FREITAG, Ulrike; VON OPPEN, Achim (Ed.). Translocality: An Approach to Connection and Transfer in Area Studies. Brill, 2010. In: Idem, Translocality: the
study of globalising processes from a southern perspective. Brill, 2009.
MUDIMBE, Velentin-Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
SLENES, Robert W. A importância da África para as Ciências Humanas. In: Seminário “Respostas ao racismo: produção acadêmica e compromisso político
em tempos de ações afirmativas”. Campinas: IFCH/Unicamp, 3 de dezembro de 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Veredas da História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.