As histórias de um livro catedral: relações entre passado, presente e futuro na interpretação do Dragmaticon do mestre Guilherme de Conches (1080-1154)
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v11i1.47897Keywords:
Guilherme de Conches, Leitura, TempoAbstract
Escrito entre os anos de 1144 e 1149, o Dragmaticon divide-se em seis livros que trazem muitas das concepções pedagógicas de Guilherme de Conches (1090-1154). Concepções assinaladas por uma percepção profunda do tempo, o que nos sugere a intensa relação que Guilherme estabeleceu entre experiências passadas e expectativas futuras diante de um presente que considerava decadente e que teria pouco a ensinar aos que a ele se inclinavam. Ombro a ombro com personagens como João de Salisbury (c.1120-1180), Bernardo de Chartres (†1160) e Gilberto de La Porrée (1076-1154), Guilherme de Conches atuou na consolidação do que foi denominado pela posteridade como a Escola da Catedral de Chartres, uma das importantes expressões da cultura intelectual do século XII.
Downloads
References
Fontes Primárias
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Atlas, 2009.
BERNARDO DE CLARAVAL. Sermão sobre o conhecimento e a ignorância. In: LAUAND, Luiz Jean (org.). Cultura e educação na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 251-271.
CICERÓN. Sobre el orador. Madrid: Gredos, 2002.
HUGO DE SÃO VÍTOR. Didascalicon. Petrópolis: Vozes, 2001.
LÚCIO ANEU SÉNECA. Cartas a Lucílio. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
PLATÃO. Teeteto. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
Retórica a Herenio. Madrid: Gredos, 1997.
WILLIAN OF CONCHES. A dialogue on natural philosophy (Dragmaticon philosophiae). Notre Dame: University of Notre Dame, 1997.
Fontes Secundárias
ARMITAGE, David & GULDI, Jo. Manifiesto por la Historia. Madrid: Alianza, 2016.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicampi, 2011.
BLOOM, Allan. A cultura inculta: ensaios sobre o declínio da cultura geral. Mem Martins: Europa-América, 2001.
CARRUTHERS, Mary. A técnica do pensamento: meditação, retórica e a construção de imagens (400-1200). Campinas: Unicamp, 2011.
CLEAVER, Laura. Education in twelfth-century art and architecture: images of learning in Europe, c. 1100-1220. Woodbridge: Boydell, 2016.
FERRUOLO, Stephen C. The origens of university: the schools of Paris and their critics, 1100-1215. Stanford: Stanford University Press, 1985.
HASKINS, Charles Homer. A ascensão das universidades. Balneário Camboriú: Livraria Danúbio, 2015.
HENRY, Michel. A barbárie. São Paulo: É Realizações, 2012.
LANZIERI JÚNIOR, Carlile. "No tesouro seguro de nossa memória": a memória na concepção de três personagens do século XII. In: ALMEIDA, Rodrigo Davi & LANZIERI JÚNIOR, Carlile (organizadores). Intelectuais: conceito e história. Curitiba: CRV, 2014, p. 19-38.
LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1995.
LEWIS, C. S. A imagem descartada: para compreender a visão medieval do mundo. São Paulo: É realizações, 2015.
MATTÉI, Jean-François. A barbárie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. São Paulo: Unesp, 2002.
MICHAUD-QUANTIN, Pierre. Universitas: expressions du mouvement communautaire dans le moyen-âge latin. Paris: J. Vrin, 1970.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades.São Paulo: Martins Fontes, 2015.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia. As muitas faces da História: nove entrevistas. São Paulo:Unesp, 2000.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. São Paulo: Zahar, 2011.
SILVA, Rénan. Lugar de dúvidas: sobre a prática da análise histórica - breviário de inseguranças. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
UTZ, Richard. Academic medievalism and nationalism. In: D'ARCENS, Louise (ed.). The Cambridge companion to medievalism. Cambridge: Cambridge University Press, 2016, p. 119-134.
VERGER, Jacques. As universidades na Idade Média. São Paulo: Unesp, 1990.
WEI, Ian P. Intellectual culture in medieval Paris: theologians and the university, c. 1100-1330. Cambridge: Cambridge University, 2012.