O corpo como transformador social: uma intervenção didática para quando “a coisa tá preta”
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.53043Palavras-chave:
Elza Soares e MC Rebecca, Relações étnico-raciais, corporeidadeResumo
Este artigo propõe uma intervenção didática no campo das relações étnico-raciais, visando uma atuação antirracista em sala de aula através de uma análise do clipe “A coisa tá preta" de Elza Soares e MC Rebecca. A atividade tenciona a reflexão dos educandos quanto a representação dos seus corpos em âmbito social e seus desdobramentos para sua autopercepção. A proposta procurou se desenvolver com metodologias ativas de aprendizagem como meio para abordar uma educação étnico-racial. Este artigo sugere novos meios de abordagens educacionais visando a emergência pedagógica da história afrodiaspórica no Brasil, possibilitando práticas palpáveis de elaboração de aulas e conteúdos para professores comprometidos com a Lei 10.639/03.
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