A Evolução do Contraditório: A superação da teoria do processo como relação jurídica e a insuficiência da teoria do processo como procedimento em simétrico contraditório
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v22i24.11896Abstract
O presente artigo analisa de que forma a evolução do contraditório tem o condão de implicar a superação da teoria do processo como relação jurídica, desenvolvida por Oskar von Bülow, bem como demonstrar a insuficiência da teoria do processo como procedimento realizado em simétrico contraditório, conforme idealizado por Elio Fazzalari e Aroldo Plínio Gonçalves. Para tanto, estuda-se, em primeiro lugar, as linhas gerais acerca das mencionadas teorias sobre a natureza jurídica do processo. Posteriormente, analisa-se como a concepção atual de contraditório, dentro de um modelo comparticipativo de processo, é capaz de atestar a incompletude de tais teorias. Por fim, reflete-se sobre a real necessidade de se definir a natureza jurídica do processo diante do atual estágio de evolução do contraditório, bem como em face da necessidade de tutela e concretização das garantias constitucionais processuais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado