INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, VIESES COGNITIVOS E DECISÕES JUDICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v34i0.63797Palavras-chave:
inteligência artificial – vieses cognitivos – decisões judiciais – ato de julgarResumo
O texto analisa as possíveis relações da inteligência artificial (IA) com os vieses cognitivos nas decisões judiciais. Para tanto, inicia apresentando panorama sobre o atual estado de uso da inteligência artificial no Poder Judiciário. Em seguida, discute algumas situações de vieses cognitivos, relacionando-as com as decisões judiciais. Por fim, analisa se o uso da inteligência artificial se coloca como fator favorável para combater os vieses cognitivos nas decisões judiciais, apresentando ainda algumas propostas de solução dos problemas detectados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado