PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA, PROCESSO DECISÓRIO DA JUSTIÇA CONSTITUCIONAL E EFETIVIDADE DOS DIREITOS NA CRISE DO CONSTITUCIONALISMO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.58171Palavras-chave:
Crise, Estado Social, Justiça Constitucional, Participação DemocráticaResumo
O tema deste artigo é a participação democrática no processo decisório da Justiça Constitucional, com recorte metodológico que define como objeto de estudo o papel dos instrumentos de participação para efetividade dos direitos diante da crise do constitucionalismo social. É analisada a racionalidade jurídica da Justiça Constitucional com seus métodos e instrumentos de legitimação para exercício de seu papel de construção do sentido normativo das Constituições, bem como na relação entre o poder econômico e o poder político na tomada de decisões referentes aos direitos sociais. Os objetivos do trabalho são a identificação dos fundamentos constitucionais para os instrumentos estudados, o exame da legislação infraconstitucional brasileira e a verificação da existência dos referidos instrumentos em outros sistemas constitucionais como o da Espanha ou, em caso negativo, a adequação de sua adoção. Pretende-se realizar uma análise crítica do tema por revisão bibliográfica dos marcos teóricos desenvolvidos no neoconstitucionalismo europeu e no novo constitucionalismo latino-americano. Referida análise indica, apesar das diferenças de contextos, um denominador comum entre os movimentos constitucionalistas europeu e latino-americano diante da crise do Estado Social: a necessidade de aumentar a participação democrática e o controle nas decisões de importância constitucional para garantir a efetividade dos direitos sociais. Conclui-se que as Audiências Públicas e o instituto do Amicus Curiae são instrumentos de participação e deliberação dialógica de defesa da efetividade dos direitos sociais e de controle sobre os critérios e limites da racionalidade jurídica da Justiça Constitucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado