A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO MEIO ADEQUADO À SOLUÇÃO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS

Autores

  • Tássia Louise de Moraes Oliveira Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0001-9535-9013
  • Selma Pereira de Santana Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.58060

Palavras-chave:

Conflitos fundiários, justiça restaurativa, solução consensual

Resumo

A solução adequada para os conflitos fundiários parte de uma visão crítica de tal fenômeno a partir dos direitos humanos. Além dessa visão crítica, mostra-se fundamental, para que se estabeleça uma solução adequada a qualquer conflito fundiário, que sejam observados os regramentos internos e internacionais de proteção do direito à moradia, bem como as normas internas relativas à condução da política fundiária, além dos princípios constitucionais pertinentes. Por sua vez, o modelo restaurativo alude a um mecanismo de resposta ao conflito que se funda no reconhecimento de uma dimensão intersubjetiva do conflito, assumindo a função de pacificação deste, por meio da reparação dos danos causados, tendo por suporte fundamental o encontro e o diálogo. Neste contexto, a solução dos conflitos a partir das práticas restaurativas permite a efetivação de soluções mais rápidas e garante o processo participativo, permitindo o exercício de diálogo e compreensão pelos jurisdicionado, atendendo aos princípios da função social da cidade e da propriedade. O presente artigo pretende analisar a viabilidade de aplicação do modelo restaurativo aos conflitos fundiários urbanos. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória: revisão bibliográfica, para explicitar as principais características das perspectivas teóricas citadas e o tratamento conferido ao modelo restaurativo, além das bases normativas que permitem a sua aplicação aos conflitos fundiários urbanos. Neste contexto, analisa-se a justiça restaurativa como meio eficaz de solução dos conflitos fundiários e de que forma o modelo restaurativo pode contribuir na construção de uma prestação jurisdicional célere, eficaz e que atenda aos fins sociais constitucionalmente determinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Louise de Moraes Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa. Advogada.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

de Moraes Oliveira, T. L., & Pereira de Santana, S. (2023). A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO MEIO ADEQUADO À SOLUÇÃO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 33, B282313. https://doi.org/10.9771/rppgd.v33i0.58060