SAÚDE MENTAL E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE:

A REFORMA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL

Autores

  • VLADIMIR BREGA FILHO Doutor pela PUC/SP. Pós -doutorado pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.
  • CARLA ROBERTA FERREIRA DESTRO Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v31i2.48450

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos da reforma antimanicomial e do advento das novas regras de capacidade civil nos direitos da personalidade da pessoa com transtornos mentais. O tratamento oferecido aos doentes mentais sempre foi objeto de críticas por ser degradante, humilhante e violador da dignidade da pessoa humana, inclusive levando o Brasil a uma condenação internacional pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Ximenes Lopes. A reforma realizada pela Lei nº 10.216/2001 buscou implementar o acompanhamento em meio aberto, evitando a internação desnecessária e viabilizando o tratamento humanizado do paciente. A pesquisa se desenvolveu utilizando-se do método dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica, baseada no levantamento da doutrina, periódicos científicos especializados no tema proposto, bem como da legislação pertinente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-08

Como Citar

BREGA FILHO, . . V. ., & FERREIRA DESTRO, C. R. . (2022). SAÚDE MENTAL E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE: : A REFORMA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 31(2), 118–137. https://doi.org/10.9771/rppgd.v31i2.48450