RAZOABILIDADE

DO CONTEXTO FÁTICO AO TESTE LÓGICO NA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO

Autores

  • Sérgio Rodrigo de Pádua UniBrasil - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR) http://orcid.org/0000-0003-0859-6497
  • Bruno Meneses Lorenzetto UniBrasil - Centro Universitário Autônomo do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.45955

Palavras-chave:

Razoabilidade; Contexto Fático; Teste de Idoneidade Lógica; Teste Wednesbury.

Resumo

O presente artigo analisa a razoabilidade, com ênfase para o desenvolvimento deste a partir da legislação e das decisões do Supremo Tribunal Federal, passando-se à constatação da existência seis facetas do fenômeno. A abordagem para a estruturação de razoabilidade utiliza categorias teóricas da argumentação jurídica, em especial de Neil MacCormick, e estudo do caso Wednesbury para a definição do teste de idoneidade lógica no sentido estabelecer congruência entre a base fática e o direito que a permeia no momento da interpretação jurídica. Este estudo trata-se de pesquisa que é qualitativa (análise do teste de Wednesbury a partir da teoria da argumentação), aplicada (contribui para a construção de modelo de razoabilidade adequado), descritiva quanto aos objetivos (descreve o funcionamento do teste de idoneidade lógica inerente à razoabilidade) e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos (faz uma análise de estudos prévios sobre o tema e de diplomas legais). Os resultados demonstram que: a teoria acerca da razoabilidade demanda maior estudo no Brasil, especialmente no que se refere aos seis testes de razoabilidade indicados na pesquisa; que é possível se fazer uma aproximação entre os testes de absurdidade, arbitrariedade, perversidade e capricho, advindos da fórmula Wednesbury, e a ideia de razoabilidade desenvolvida no Brasil, definindo-se o teste de idoneidade lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigo de Pádua, UniBrasil - Centro Universitário Autônomo do Brasil; Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR)

Sérgio Rodrigo de Pádua. Doutorando e Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil - Centro Universitário Autônomo do Brasil (Curitiba). Professor de Direito na Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR), lecionando as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Teoria do Direito e Hermenêutica Jurídica. É pesquisador na área de Direito, Tecnologia e Inteligência Artificial.  Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Membro da Associação Ibero-Americana de Direito e Inteligência Artificial (AID-IA). Bolsista CAPES.

Bruno Meneses Lorenzetto, UniBrasil - Centro Universitário Autônomo do Brasil

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (Direitos Fundamentais e Democracia) e Professor da Graduação do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. Professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Visiting Scholar na Columbia Law School, Columbia University, New York (2013-2014). Doutor em Direito pela UFPR na área de Direitos Humanos e Democracia (2010-2014). Mestre em Direito pela UFPR na área do Direito das Relações Sociais (2008-2010). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003-2007). Bolsista pela CAPES durante o Mestrado na UFPR. Desenvolve suas pesquisas nas áreas de Teoria do Direito e Direito Constitucional.

Downloads

Publicado

2023-02-13

Como Citar

Pádua, S. R. de, & Lorenzetto, B. M. (2023). RAZOABILIDADE: DO CONTEXTO FÁTICO AO TESTE LÓGICO NA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 32, p322217. https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.45955