CASO DREYFUS E A IMPORTÂNCIA DE DIREITOS E GARANTIAS NO PROCESSO SOB ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v31i1.43091Resumo
O trabalho tem o objetivo de destacar os problemas existentes quando não há um processo penal militar sob um Estado Democrático de Direito. No primeiro momento serão identificados traços marcantes do julgamento de Alfred Dreyfus, militar judeu francês, acusado de traição. Posteriormente, serão analisados princípios, direitos e garantias relacionados ao caso, tais como: o contraditório, a ampla defesa, a igualdade, a produção de provas, in dubio pro reo, o respeito a honra do acusado, o cumprimento de pena conforme dignidade da pessoa humana e o Estado Democrático de Direito. Em seguida, algumas considerações sobre a França pós revolução e o caso Dreyfus. Utilizou-se para o desenvolvimento desta presente pesquisa o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com auxílio do filme O Oficial e o Espião (2019) sobre o Caso Alfred Dreyfus e considerações de Hannah Arendt.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado