MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO NÚMERO DE REFUGIADOS NO ESTADO E SEU REFLEXO NO ACESSO À DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v31i2.42932

Resumo

O número crescente de refugiados ao longo dos anos, incentivou cada vez mais a comunidade internacional a consagrar direitos e garantias fundamentais em diplomas legais no intuito de melhor ampará-los, todavia, o que se verifica a nível nacional é uma certa dificuldade dos governos, em foco o do Brasil, de gerir a questão de forma harmônica e efetiva. Tal ocorrência se dá, entre outras razões, pela existência de uma estrutura difusa do Estado na sistematização e armazenamento de dados sobre refugiado. Nesse sentido, o presente trabalho se propôs a realizar um mapeamento de refugiados no estado de Mato Grosso do Sul (MS), com o fim de delinear uma perspectiva quantitativa destes na região, levando em consideração para análise as prerrogativas previstas nos acordos internacionais em que o país é signatário e o Estatuto do Refugiado (Lei 9. 474/97). Para tanto, fez-se um cruzamento de dados oficiais de entidades federais que lidam com a temática com o número de atendimentos realizados em Campo Grande/MS pelo Comitê Estadual para Refugiados e Apátridas, e por meio do método dedutivo, aliado às pesquisas bibliográficas e documentais, tais dados obtidos foram tabulados e analisados. Observou-se uma quantidade expressiva de refugiados na região, os quais em parte acabam sendo identificados como imigrantes, ou sequer são contabilizados. Dessa forma, políticas públicas que deveriam alcança-los de forma integral, não se concretizam de maneira efetiva, bem como o acesso por eles a direitos que lhes são garantidos juridicamente no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CESAR AUGUSTO SILVA DA SILVA, UFMS

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na mesma universidade, em Campo Grande. Além de professor do Mestrado Interdisciplinar Fronteiras e Direitos Humanos da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, em Dourados-MS.

  

Thainy Gomes da Silva Santos, UFMS

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Humanos e Direito da Integração Regional. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFMS. Atualmente estagiária no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e presidente e cofundadora da Liga Acadêmica de Direito Internacional de Direito dos Refugiados (LADIR)

Downloads

Publicado

2022-03-08

Como Citar

SILVA DA SILVA, C. A., & da Silva Santos, T. G. (2022). MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO NÚMERO DE REFUGIADOS NO ESTADO E SEU REFLEXO NO ACESSO À DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 31(2), 213–232. https://doi.org/10.9771/rppgd.v31i2.42932