Ética em pesquisa científica com seres humanos no Brasil e resgate da cidadania com Direito Humano fundamental: contribuições do pensamento Arendtiano
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v29i1.32702Resumo
O trabalho analisa os encaminhamentos promovidos no Brasil em relação à pesquisa com seres humanos. O questionamento que conduz o estudo pode ser assim demonstrado: por quais modos o Brasil tem efetivado os compromissos internacionais assumidos com relação ao respeito aos sujeitos da pesquisa? A teoria utilizada no embasamento do estudo é o conjunto da obra de Hannah Arendt. Denota-se que os experimentos científicos devem obedecer critérios rígidos, o que é objeto de verificação dos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, responsáveis pela apreciação ética, aprovação e acompanhamento dos protocolos de pesquisa. O estudo adota o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento histórico por meio de revisão bibliográfica.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado