Análise da aplicação do direito fundamental da defesa do consumidor sob um aspecto juseconômico
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v29i1.32528Resumo
Com a produção em larga escala e o consumo em massa, observou-
-se, no âmbito econômico e jurídico, a desigualdade existente entre os fornecedores e os consumidores de produtos e serviços. Essa circunstância levou várias legislações mundiais e, também, a Constituição Federal Brasileira a estabelecer a defesa do consumidor. A evolução e a consolidação do Direito do Consumidor como ramo autônomo, desvinculado do Direito Empresarial, criou verdadeiro microssistema jurídico, mas que influencia no modo como o mercado desenvolve suas atividades. O objetivo deste estudo, então, é discutir sobre a aplicação da defesa do consumidor a partir de uma visão jurídica e, também, da economia. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica e a documental, utilizando-se da análise da jurisprudência. Como resultado, ressaltou-se que o direito fundamental da defesa do consumidor deve ser aplicado somente aos vulneráveis e, portanto, se pessoas jurídicas, somente àqueles empresários que adquiram ou utilizem bens e serviços sem o vínculo com sua atividade econômica própria, sob pena de se desvirtuar as relações no mercado de consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado