Análise dos casos brasileiros na corte interamericana de direitos humanos: ascensão do transconstitucionalismo?

Autores

  • Lucas Gonçalves da Silva
  • Ana Paula de Jesus Souza

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v29i1.32526

Resumo

O cerne ideológico do transconstitucionalismo perpassa por diversas vertentes, o escopo primordial é o entrelaçamento das ordens jurídicas e o respeito aos direitos e garantias fundamentais. Notadamente, é sabido que a constituição de 1988 inovou no ordenamento jurídico brasileiro por assegurar uma ampla proteção dos direitos fundamentais e as normas de direito internacional.
No âmbito internacional, o estado brasileiro está submetido à jurisdição do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, um importante organismo regional de proteção aos direitos humanos. Por esse ângulo, objetiva-se no presente estudo promover uma análise acerca de como a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos pode contribuir para a ascensão do modelo transconstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-25

Como Citar

da Silva, L. G., & Souza, A. P. de J. (2019). Análise dos casos brasileiros na corte interamericana de direitos humanos: ascensão do transconstitucionalismo?. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 29(1). https://doi.org/10.9771/rppgd.v29i1.32526