A defesa de direitos fundamentais aos grandes primatas
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v28i2.29018Resumo
Trata-se de artigo que analisa a possibilidade de proteção animal por meio da extensão dos direitos fundamentais à vida e à liberdade, garantidos ao ser humano pela Constituição Federal de 1988, inicialmente, aos grandes primatas, tendo em vista a proximidade desses seres vivos para com o homem. Utilizando-se da revisão bibliográfica e documental, será feita, inicialmente, uma abordagem sobre o Projeto GAP (Great Ape Project), de grande importância para a luta em favor da proteção dos grandes símios, bem como da Declaração Mundial aos Grandes Primatas. Em seguida, far-se-á uma análise acerca da possibilidade de extensão de direitos básicos a esses animais, por meio da intervenção do Poder Judiciário e aplicação da hermenêutica constitucional. Logo após será apreciado o backlash, ou seja, as possíveis reações da sociedade diante de decisões judiciais que venham a ser favoráveis ao tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado