ASPECTOS INSTIGANTES DO SINDICALISMO NA CONTEMPORANEIDADE: LIBERDADE, SOLIDARIEDADE E CRISE
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v26i28.18275Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a crise do atual modelo sindical. Para isso, é preciso discorrer sobre as alterações vivenciadas na sociedade, desde os tempos de modernidade sólida até a modernidade líquida. Também é necessário discorrer sobre os novos tipos de trabalhadores e como as entidades coletivas de trabalho lidam com a realidade atual. Discute-se, ainda, a liberdade sindical no contexto nacional, na medida em que a inexistência de efetiva liberdade é uma das causas para a crise enfrentada pelas organizações sindicais. Pretende-se analisar também outros fatores que contribuem para a ausência de representatividade e mitigação do sentimento de solidariedade entre os trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado