Tutela Administrativa do Consumidor: uma análise crítica acerca do panorama atual em busca da necessária efetividade
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v22i24.11891Resumo
Trata o presente artigo de uma análise crítica e questionadora acerca da Tu- tela Administrativa nas relações de consumo, propondo-se a imprescindível busca por sua efetividade em prol dos interesses e direitos da coletividade. Analisa-se a atuação do Poder Público sob a ótica política organizacional, discursiva normativa e sancionadora. Dentro do primeiro espectro, são examinados os entes que compõem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, as suas respectivas funções e os conflitos que podem surgir. O segundo aspecto refere-se à produção normativa por parte do Estado e, por fim, o terceiro alberga a instauração de procedimento administrativo e a aplicação de sanções diante de infrações detectadas, sempre pautando-se em uma abordagem reflexiva diante do panorama atual, estigmatizado por práticas abusivas crescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado