ALÉM DOS SIGNIFICADOS DE MIRANDA: DES/SILENCIAR O 'TERRENO DEMONÍACO' DAS MULHERES DE CALIBAN
Palavras-chave:
Decolonialidade – Feminismo – Mulherismo – Intelligentsia negra caribenha - ShakespeareResumo
O texto é uma tradução do Pós-escrito original de Sylvia Wynter, de mesmo título, para a primeira coletânea de ensaios produzidos pela intelligentsia das mulheres negras caribenhas. Nele, a autora enfoca criticamente a discussão levada adiante em Out of the Kumbla. Caribbean Women and Literature, sobre o lugar de um feminismo decolonial no campo dos estudos feministas a partir de uma discussão da ausência de uma mulher para Caliban não só no texto de Shakespeare, mas também nos textos críticos sobre esse. Diagnostica que essa ausência corresponde com um vazio ontológico dentro do feminismo e defende que trazer essa mulher negra para o centro da discussão deslocaria o discurso feminista decolonial em direção a uma ruptura epistemológica com um feminismo eurocentrista e os sistemas de significação reguladores desse. Dessa maneira, o feminismo decolonial não abre uma área a mais de estudos decoloniais, mas instaura uma mudança de paradigma dos estudos feministas para fora das concepções secularizantes da verdade de gênero em direção a um “modelo demoníaco” no qual as vidas de mulheres caribenhas podem expressar sua autopoiese.
Downloads
Referências
Blumenberg, Hans. The Legitimacy of the Modern Age. Cambridge: Mass.: MJ.T. Press, 1983.
Cliff, Michelle. Abeng. New York: Plume Books, 2008.
Conde, Marise. La parole des femmes: Essais sur les romancièeres des Antilles des langues françaises. Paris: Harmattan, 1979.
Danielli, James F. Altruism: Altruism and the Internal Reward System or The Opium of the People. Journal of Social and Biological Structures, no. 2, April 1980, pp. 87-94.
Davidson, Arnold. Como fazer a história da psicanálise: uma leitura dos três ensaios de Freud sobre a teoria da sexualidade na investigação crítica, 1987.
Davies, Carole Boyce; Fido, Elaine Savory (eds.). Out of the Kumbla: Caribbean Women and Literatura. Trenton, NJ: Africa World Press, 1990, pp. IX-XIX.
Fido, Elaine Savory. A Womanist Vision of the Caribbean. An Interview. Nancy Morejon. Apud. Davies, Carole Boyce; Fido, Elaine Savory (eds.). Out of the Kumbla: Caribbean Women and Literatura. Trenton, NJ: Africa World Press, 1990, pp. 265-270.
Foucault, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
____________. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
Gates, Henry Louis. Authority (White) Power and the (Black) critic. Cultural Critique, no. 7, 1987, pp. 19-46.
Gouveia, Elsa. The Social Framework In. Savacou, Kingston, Jamaica, 1970.
Halliburton, D. Endowment, Enablement, Entitlement: Toward A Theory of Constitution". In. Literature and the Question of Philosophy. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1986.
Hubner, Kurt. The Critique of Scientific Reason. Chicago: The Univ. of Chicago Press, 1983.
Irigaray, Luce. Speculum of the Other Woman. Ithaca: Cornell University Press, 1985.
Isaacs, Glyn Isaacs. Aspects of Human Evolution. Apud. Bendall, DS (ed.). Evolution From Molecules to Men. Cambridge, Nova Iorque CUP, 1983, pp. 509-543.
Jenkins, Claude. The Social Theory of Claude Levi-Strauss. London: The MacMillan Press, Ltd., 1979.
Johnson, Lemuel. A-beng: (Re)Calling the Body In(to) Question. Apud. Davies, Carole Boyce; Fido, Elaine Savory (eds.). Out of the Kumbla: Caribbean Women and Literatura. Trenton, NJ: Africa World Press, 1990, pp. 111-142.
Lévi-Strauss, C. Totemism. Harmondsworth: Penguin, 1969.
____________. Totemismo hoje. Trad. Malcolm Bruce Corrie. Petrópolis: Vozes, 1975.
Nelson, Cary. Against English: Theory and The Limits of the Discipline in Profession. M.L.A. Publication, 1987.
Nicolas, A. T. Notes on the Biology of Religion. Journal of Social and Biological Structures, no. 2, April 1980, p. 225.
Pagden, Anthony. The Fall of Natural Man: The American Indian and the Origins of Comparative Ethnology. England: Cambridge U.P., 1982.
Patte, Howard H. Clues from Molecular Symbol Systems. In. Signed and Spoken Language: Biological Constraints on Linguistic Forms. Berlin: Verlag Chemie, 1980, pp. 261-274.
______________. Leis e restrições, símbolos e linguagens. In. Towards a Theoretical Biology. Edinburgo, University of Edinburgh Press, 1972, pp. 248-258.
Shakespeare, William. A Tempestade. In. Teatro Completo, vol.2. Trad. de Barbara Heliodora. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2016, p. 1368.
Ullman, Walter. Fundamentos medievais do humanismo renascentista. Ithaca, Nova York: Cornell Univ. Press, 1977.
Varela, Francisco. Principles of Biological Autonomy. New York: North Holland Series in General Systems Research, 1979.
Wynter, Sylvia. Afterword: “Beyond Miranda’s Meanings: Un/silencing the ‘Demonic Ground’ of Caliban’s ‘Woman’”. Apud. Davies, Carole Boyce; Fido, Elaine Savory (eds.). Out of the Kumbla: Caribbean Women and Literatura. Trenton, NJ: Africa World Press, 1990, pp. 355-372.
Zimra, Clarisse. Righting the Calabash: Writing History in the Female Francophone Narrative. Apud. Davies, Carole Boyce; Fido, Elaine Savory (eds.). Out of the Kumbla: Caribbean Women and Literatura. Trenton, NJ: Africa World Press, 1990, pp. 143-160.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Maciel, Stephan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.