Formação de Bailarino no Brasil: Caminhos Possíveis
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32406Palavras-chave:
Formação de bailarino, Metodologias para o ensino da dança, Educação formal, Educação não-formal.Resumo
Este artigo é resultado da compilação de um capítulo da tese de doutoramento em Motricidade Humana na especialidade Dança intitulada “A DANÇA POPULAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BAILARINO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO: ESTUDO SOBRE A ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI DO BRASIL”, realizado na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa Portugal. Tem como objetivo apresentar uma sistematização dos diferentes caminhos possíveis para a formação do bailarino profissional no Brasil na atualidade. Para o estudo das teorias do ensino da dança utilizamos Shapiro (1998), Smith-Autard (2002), Fortin (1993) e Marques (2007) que embasam-se nos ensinamentos de Paulo Freire. Entendemos que estudos como este contribuem epistemologicamente para a compreensão dos diálogos educacionais que acontecem na prática diária dentro dos espaços formais e não formais de formação de bailarinos.Downloads
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Publicado
2021-01-15
Como Citar
Cruz Souza, M. A. da, & Macara, A. (2021). Formação de Bailarino no Brasil: Caminhos Possíveis. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32406
Edição
Seção
REPERTÓRIO LIVRE
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