Formação de Bailarino no Brasil: Caminhos Possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32406

Palavras-chave:

Formação de bailarino, Metodologias para o ensino da dança, Educação formal, Educação não-formal.

Resumo

Este artigo é resultado da compilação de um capítulo da tese de doutoramento em Motricidade Humana na especialidade Dança intitulada “A DANÇA POPULAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BAILARINO CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO: ESTUDO SOBRE A ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI DO BRASIL”, realizado na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa Portugal. Tem como objetivo apresentar uma sistematização dos diferentes caminhos possíveis para a formação do bailarino profissional no Brasil na atualidade. Para o estudo das teorias do ensino da dança utilizamos Shapiro (1998), Smith-Autard (2002), Fortin (1993) e Marques (2007) que embasam-se nos ensinamentos de Paulo Freire. Entendemos que estudos como este contribuem epistemologicamente para a compreensão dos diálogos educacionais que acontecem na prática diária dentro dos espaços formais e não formais de formação de bailarinos.

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Biografia do Autor

Marco Aurelio da Cruz Souza, FURB, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal.
Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de
Lisboa, Portugal (2010). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de
Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do
Estado de Santa Catarina (2006). Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB,
Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura. Coordenador e coreógrafo do
Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participa de eventos e
festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano
de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea da mesma instituição. Atualmente é
professor titular da cadeira Dança e Atividades Rítmicas e Dança e Saúde do curso de Educação Física da
UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) em Brusque. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK,
Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos
participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro
Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou
aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro
do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2020. Vicepresidente
da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2020.

Ana Macara, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

Ph.D. in Dance from FMH, Universidade de Lisboa (1994). MA in Dance from The University of North Carolina at Greensboro (1987). Retired Associate Professor from the Centre for Performing Arts, Previously Dance Department, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, since 1983, teaching mostly improvisation, choreography and Dance Production at graduation and Post-graduate levels. Presently, researcher in Pólo FMH of INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança. Artistic Director of Quinzena de Dança de Almada International Dance Festival. As a member of F.M.H.-U.T.L. Dance Department, she worked as She organized several national and international Seminars, Conferences and Congresses. 

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Cruz Souza, M. A. da, & Macara, A. (2021). Formação de Bailarino no Brasil: Caminhos Possíveis. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32406

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE