TENSIONAMENTOS FILOSÓFICOS ENTRE AS PRÁTICAS DE MARIA FUX E ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL
Mots-clés :
Dança/Educação, Maria Fux, EAB, Ensino da DançaRésumé
Este ensaio dançante/educativo se propôs em descrever as possíveis aproximações entre as práticas da artista-docente argentina María Fux e a Escolinha de Arte do Brasil (EAB). Assim sendo, organizamos o escrito em dois ensaios expressivos intitulados como: (1) Maria Fux e suas práticas de Ensino da Dança, e (2) Narrativas históricas sobre a Escolinha de Arte do Brasil e suas possíveis aproximações com as práticas de Maria Fux. Dessa forma, conclui-se que as práticas de Fux apresentam diversas confluências com os pressupostos filosóficos da EAB, tendo como um dos pontos principais a defesa pelo ensino por via da expressão.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de. Movimentos Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia Varela e Ana Mae Barbosa. 2000. 166 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicações e Artes. Centro de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. Disponível em:
BACARIN, Lígia; NOMA, Amélia. História do Movimento de Arte-Educação no Brasil.(Anais) XXII Simpósio Nacional de História – Londrina, 2005. Disponível em:<http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/anpuhnacional/S.23/ANPUH.S23.1367.pdf>. Acessado: 15 de jan. de 2023.
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BARBOSA, Ana Mae. A bailarina e o poeta. Prefácio. In: MARQUES, Isabel Azevedo; BRAZIL, Fábio. Arte em Questão. - 2ª ed. - São Paulo: Cortez, 2014.
[nome do autor removido para avaliação]. Maria Fux e suas propostas de Ensino de Dança para Educação Formal. Revista Científica de Artes da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da UNESPAR - v. 25 n. 2 (jul./dez). 2021. Disponível em <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4226>. Acessado: 03 de jun. 2022.
[nome do autor removido para avaliação]. Entre Linhas, Cores E Movimento: Maria Fux e suas propostas de Ensino de Dança.. In: (Re) existências: anais do 30º Encontro Nacional da ANPAP. Anais...João Pessoa(PB) ANPAP, 2021. Disponível em: . Acesso em: 16 de jan. 2023.
[nome do autor removido para avaliação].O Curso de Dança na Educação e a Escolinha de Arte do Brasil (Rio de Janeiro, 1970 -1975). Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria: Curitiba, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/53291. Acesso em: 16 jan. 2023.
[nome do autor removido para avaliação]. Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança: Maria Fux e a Escolinha de Arte do Brasil. 166 f. il. 2022. Dissertação (mestrado) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
[nome do autor removido para avaliação]. O Ensino da Dança Empirista no Brasil. Revista Investigaciones en Danza y Movimiento: Buenos Aires. vol 3, n° 6, 2022b. Disponível em: <https://revistasojs.una.edu.ar/index.php/IDyM/article/view/147>. Acessado: 07 de set. 2022.
BRITTO, Jader de Medeiros; PALMA, Alexandre. Escolinha de Arte do Brasil: memória e legado. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2019.
DUNCAN. Isadora. Minha Vida. Trad. de Cruls. – 11. ed. – Rio de Janeiro: José Olympio. 1989.
FUX, Maria. Dança, experiência de vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.
FUX, Maria. Dançaterapia. Trad. Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1988.
FUX, Maria. Formação em Dançaterapia. Trad. Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
FUX, Maria. Depois da Queda... Dançaterapia!. Trad. Ruth Rejman - fotos de miolo Andrés Barragán. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
FUX, Maria. Ser Dançaterapeuta Hoje. Trad.Lizandra M. Almeida. São Paulo: Summus Editorial, 2011.
GEHRES, Adriana. de Farias. Corpo-Dança-Educação: na contemporaneidade ou da construção de corpos fractais. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Trad. Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
LIMA, Sidiney Peterson F.. Escolinha de Arte do Brasil: movimentos e desdobramentos. In: 21º Encontro da ANPAP: Rio de Janeiro. Anais do Encontro Nacional da ANPAP (Online), 2012. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2012/pdf/simposio3/sidiney_peterson_lima.pdf>. Acesso em: 05 de jan. 2023.
LIMA, Sidiney Peterson Ferreira de. Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/110339>. Acesso: 15 de jan. de 2023.
LIMA, Sidiney Peterson F. O Curso Intensivo de Arte na Educação (CIAE) e a formação de Arte-Educadores no Brasil: História e Memória. 26° Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - Campinas, p.1302- 1314, 2017. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/S02/26encontro______LIMA_Sidiney_Peterson
_F_de.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2023.
LIMA, Sidiney Peterson F. Escolinha de Arte do Brasil (EAB): algumas ressonâncias.
Rebento: São Paulo, 2019. Disponível em:<https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/435>. Acesso: 15 de jan. de 2023.
LIMA, Sidiney Peterson F. O Curso Intensivo de Artes na Educação (CIAE) e a formação de especialistas em Arte na Educação (1961-1981). Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193029>. Acesso em: 15 mai. 2021.
LOWENFELD, Viktor. BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. Trad. Álvaro Cabral. Editora Mestre Jou: São Paulo, 1977.
MIRANDA, Orlando (Org.). Educação através da Arte. - 1ª ed. - Rio de Janeiro: Teatral, 2011. (Depoimentos; 1).
MOREIRA, Maristela Santos. Utopia libertária e ideologia da estética no Brasil: a Escolinha de Arte do Brasil e o pensamento burguês na Arte (1948 - 1971). Dissertação (Mestrado em Educação): Universidade Federal de Fluminense - Rio de Janeiro, 2019.
MOURA, Ediel Barbalho de Andrade. A escolinha de artes do recife como espaço inclusivo para pessoas com deficiência. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 210 - 225, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020210. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16895>.Acesso em: 16 jan. 2023.
RAMOS, Enamar; RUIZ, Giselle; TEIXEIRA, Letícia; KEISERMAn, Nara; TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. Grupo de Teatro do Movimento: uma proposta de pesquisa em Dança. O Percevejo (online): Rio de Janeiro, 2010. Disponível em <http://seer.unirio.br/opercevejoonline/article/view/1459>. Acessado: 13 de jan. de 2023.
READ, Hebert. A Educação pela Arte. Trad. Ana Maria Rabaça e Luis Felipe Silva Teixeira; Revisão de Artur Lopes Cardoso. Livraria Martis Fontes editora Ltda.:São Paulo, 1982.
RODRIGUES, Augusto (org.). Escolinha de Arte do Brasil. Brasília: Inep, 1980.
SILVA, Everson Melquiades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins. Tendências e Concepções do Ensino de Arte na Educação escolar brasileira: um estudo a partir da trajetória histórica e sócio-epistemológica da Arte/Educação. (Anais) 30º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, Caxambu - MG, 2010. Disponível em:<http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3073--Int.pdf>. Acesso em: 05 de jan. 2023.
SILVA, Everson Melquiades A. A formação do arte/educador: um estudo sobre história de vida, experiência e identidade. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação - CE. Universidade Federal de Pernambuco. 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3761>. Acesso em: 15 jan. 2023.
SILVA, Everson Melquiades Araújo. Solange Costa Lima e o ensino de Artes nas ONGs. BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Vitória (Org.). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, desing, educação. São Paulo: Cortez, 2019.
SOUZA, Ana Paula Abrahamian de. Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154>. Acesso em: 15 de jan. de 2023.
TEIXEIRA, Anísio. As escolinhas de arte de Augusto Rodrigues. Arte e Educação .
Rio de Janeiro, v.1, n.1, set. 1970.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Alexsander Barbozza, Rita Ferreira de Aquino 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.