Editorial: corpo e cognição
DOI :
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.52367Résumé
Os estudos contemporâneos sobre o corpo, advindos das ciências cognitivas, têm possibilitado novos olhares sobre a corporalidade na dança, na performance, no teatro e nas artes cênicas em geral. Principalmente a partir do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, com seu livro Phénoménologie de la Perception (1945), atravessamos marcos importantes,
como a Teoria Enativista, proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleonor Rosch, no livro The Embodied Mind, Cognitive Science and Human Experience (1991), o relevante trabalho do linguista George Lakoff e do filósofo
Mark Johnson, com o Philosophy in the Flash: the embodied mind and its challenge to Western thought (1999), ou ainda, Being There: putting brain, body, and world together again, de autoria de Andy Clark (1997), apenas para citar alguns
nomes recorrentes em teses, dissertações e artigos no campo das artes cênicas.
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(c) Tous droits réservés Ivani Santana, Beatriz Adeodato 2022
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