Editorial: corpo e cognição
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.52367Abstract
Os estudos contemporâneos sobre o corpo, advindos das ciências cognitivas, têm possibilitado novos olhares sobre a corporalidade na dança, na performance, no teatro e nas artes cênicas em geral. Principalmente a partir do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, com seu livro Phénoménologie de la Perception (1945), atravessamos marcos importantes,
como a Teoria Enativista, proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleonor Rosch, no livro The Embodied Mind, Cognitive Science and Human Experience (1991), o relevante trabalho do linguista George Lakoff e do filósofo
Mark Johnson, com o Philosophy in the Flash: the embodied mind and its challenge to Western thought (1999), ou ainda, Being There: putting brain, body, and world together again, de autoria de Andy Clark (1997), apenas para citar alguns
nomes recorrentes em teses, dissertações e artigos no campo das artes cênicas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ivani Santana, Beatriz Adeodato

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.