Dramaturgias do Corpo: Protocolos de Criação das Artes da Cena e do Movimento.

Auteurs

  • Lígia Losada Tourinho UFRJ

DOI :

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.38194

Mots-clés :

dramaturgias contemporâneas, dramaturgias do corpo, protocolos de criação, Artes da Cena e do Movimento, processos de criação.

Résumé

RESUMO

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito dramaturgia na contemporaneidade, entendendo que seus significados atuais não são sinônimos de texto dramático, mas suas acepções contemporâneas dizem respeito às estruturas artísticas que determinam a composição cênica, respeitando a liberdade de articulação polifônica das linguagens do fazer cênico e expandindo suas relações diretas com o drama e com a trama. Para tal foi estabelecida uma revisão do conceito de drama e das acepções de dramaturgia ao longo da história das Artes da Cena e do Movimento no ocidente, constatando a pluralidade de acepções do termo e compreendendo as dramaturgias contemporâneas como dramaturgias do corpo e suas estrurutações dramatúrgicas, como protocolos de criação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lígia Losada Tourinho, UFRJ

Artista do Movimento e pesquisadora em Artes da Cena. Professora do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan/UFRJ) e professora convidada da Pós-graduação em Laban/Bartenieff da Faculdade Angel Vianna (FAV-RJ). Integra a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) - Gestão 2018-20. Professora dos cursos de Bacharelado em Dança, Bacharelado em Teoria da Dança, Licenciatura em Dança e Direção Teatral da UFRJ. Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela mesma instituição. Especialista em Laban/ Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna (FAV). Analista do Movimento/ Laban Institute Movement Studies (CMA/ LIMS/ NY, EUA). Intregrante do LabCrítica (CNPQ/UFRJ) e é uma das organizadoras do Seminário Internacional Trans-In-Corporados: construindo redes para a internacionalização em Dança. Fundadora e coordenadora o Grupo de Pesquisa em Dramaturgias do Corpo (CNPQ/UFRJ) que realiza um Mapeamento dos Espetáculos em Cartaz na Cidade do Rio de Janeiro desde 2012 e o Grupo de Estudos do Centro Coreográfico. Foi a Coordenadora do Núcleo Rio de Janeiro do Projeto Mapeamento Nacional da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal (2014/15). Autora de artigos nacionais e internacionais, bem como, capítulos em livros e livros no campo das Artes da Cena. Idealizadora e diretora do Projeto Jogo Coreográfico (2018-2006). Espetáculos destacados em que atuou: “Moda e Movimento: desfile coreográfico de Ronaldo Fraga” (2018/Dir. Regina Miranda), “Plantar Flores na Autopista” (2018-16/Brasil e Bélgica, projeto em colaboração com a artista Marie Close), “Bonecas Quebradas” (2015-18/Dir. Verônica Fabrini, dramaturgia de João das Neves e consultoria teórica de Ileana Dieguez), “Projeto Bricolage” (2012-14/Dir. Isabela Duvivier), “As Polacas Flores do Lodo” (2011-13/Dir. João das Neves), “Despaixão” (2010/Dir. Norberto Presta), “Elsinore em Planta Baixa” (2009/Dir. Ruy Filho), “Orfeu” (2007/Dir. Regina Miranda), “O Chá” (2007-08/Dir. Luciana Mitkiewicz), “Missa para Clarice” (2004/Dir. Eduardo Wotzik), “Sintomas” (2002-03/Dir. Ruy Filho), “Sade” (2001/Dir. Marinho Piacentini), “Versus Uno” (2000-03/Dir. Eusébio Lobo), “Orfeu” (1999/Dir. Verônica Fabrini). Seus projetos idealizados, bem como os que atuou, foram contemplados pelos mais importantes fomentos às artes do Brasil, como: PAEP/ Capes, Faperj, Rumos Itaú Cultural 2014-15 (100 projetos foram selecionados dentre 15.000 inscritos), Centro Cultural Banco do Brasil, Fundo de Apoio à Dança da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2013), Bolsa de apoio a residências artísticas da Rede Iberescena 2012, Prêmio Funarte Petrobrás 2012 Mirian Muniz, Prêmio Funarte Petrobrás 2010 de Artes Cênicas na Rua, Prêmio Klauss Vianna 2007 Funarte/Petrobrás. Suas obras foram convidadas e selecionadas pelas principais curadorias do país como a Bienal de Dança do SESC Santos, Circuito SESC de Dança, Temporadas diversas pelos SESCs do Brasil, Projeto Ciranda nas Escolas da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (2007), dentre muitos festivais nacionais e internacionais.

 

Téléchargements

Publiée

2022-05-04

Comment citer

Tourinho, L. L. (2022). Dramaturgias do Corpo: Protocolos de Criação das Artes da Cena e do Movimento. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.38194

Numéro

Rubrique

REPERTÓRIO LIVRE