Dramaturgias do Corpo: Protocolos de Criação das Artes da Cena e do Movimento.
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.38194Keywords:
dramaturgias contemporâneas, dramaturgias do corpo, protocolos de criação, Artes da Cena e do Movimento, processos de criação.Abstract
RESUMO
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito dramaturgia na contemporaneidade, entendendo que seus significados atuais não são sinônimos de texto dramático, mas suas acepções contemporâneas dizem respeito às estruturas artísticas que determinam a composição cênica, respeitando a liberdade de articulação polifônica das linguagens do fazer cênico e expandindo suas relações diretas com o drama e com a trama. Para tal foi estabelecida uma revisão do conceito de drama e das acepções de dramaturgia ao longo da história das Artes da Cena e do Movimento no ocidente, constatando a pluralidade de acepções do termo e compreendendo as dramaturgias contemporâneas como dramaturgias do corpo e suas estrurutações dramatúrgicas, como protocolos de criação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Repertório
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.