Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida

Auteurs

  • Andre Luiz Rodrigues Ferreira IFF - Instituto Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104

Mots-clés :

Bufonaria. Religião. Carnavalização. Profanação. Resistência.

Résumé

O artigo objetiva investigar o Patolicismo, obra artística criada e executada pelo bufão franco-italiano Leo Bassi. Ação que parodia o Catolicismo, seus ritos, dogmas e sermões, as missas patólicas promovem dramaturgias expandidas que são atravessadas por noções como carnavalização, rebaixamento, inversão de hierarquias e afirmação de potências vitais. Partindo da análise da obra, seus elementos cênicos, estratégias e modos de fazer, conclui-se que esta práxis de Bassi gera um fenômeno artístico que fricciona o campo do ativismo político. Carregando convites de enfrentamento e resistência pela alegria, a Igreja Patólica busca linhas de fuga irônicas aos dispositivos de captura e expropriação do desejo.

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Biographie de l'auteur

Andre Luiz Rodrigues Ferreira, IFF - Instituto Federal Fluminense

Professor da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes, RJ. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UNIRIO.

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Publiée

2021-09-29

Comment citer

Ferreira, A. L. R. (2021). Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104

Numéro

Rubrique

EM FOCO