Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida
DOI :
https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104Mots-clés :
Bufonaria. Religião. Carnavalização. Profanação. Resistência.Résumé
O artigo objetiva investigar o Patolicismo, obra artística criada e executada pelo bufão franco-italiano Leo Bassi. Ação que parodia o Catolicismo, seus ritos, dogmas e sermões, as missas patólicas promovem dramaturgias expandidas que são atravessadas por noções como carnavalização, rebaixamento, inversão de hierarquias e afirmação de potências vitais. Partindo da análise da obra, seus elementos cênicos, estratégias e modos de fazer, conclui-se que esta práxis de Bassi gera um fenômeno artístico que fricciona o campo do ativismo político. Carregando convites de enfrentamento e resistência pela alegria, a Igreja Patólica busca linhas de fuga irônicas aos dispositivos de captura e expropriação do desejo.Téléchargements
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Publiée
2021-09-29
Comment citer
Ferreira, A. L. R. (2021). Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104
Numéro
Rubrique
EM FOCO
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