Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104Keywords:
Bufonaria. Religião. Carnavalização. Profanação. Resistência.Abstract
O artigo objetiva investigar o Patolicismo, obra artística criada e executada pelo bufão franco-italiano Leo Bassi. Ação que parodia o Catolicismo, seus ritos, dogmas e sermões, as missas patólicas promovem dramaturgias expandidas que são atravessadas por noções como carnavalização, rebaixamento, inversão de hierarquias e afirmação de potências vitais. Partindo da análise da obra, seus elementos cênicos, estratégias e modos de fazer, conclui-se que esta práxis de Bassi gera um fenômeno artístico que fricciona o campo do ativismo político. Carregando convites de enfrentamento e resistência pela alegria, a Igreja Patólica busca linhas de fuga irônicas aos dispositivos de captura e expropriação do desejo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-09-29
How to Cite
Ferreira, A. L. R. (2021). Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104
Issue
Section
EM FOCO
License
Copyright (c) 2021 Repertório

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.