CÓDIGOS E FRONTEIRAS NA PALESTRA-PERFORMANCE: POR UMA POÉTICA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Lia Rocha Lordelo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.33857

Palavras-chave:

Palestra-performance, Edital, Instruções para Escuta, A Capella de Waly.

Resumo

Este trabalho explorará o formato da palestra-performance, subgênero de performance existente desde os anos 60. Seu formato vai de encontro à ideia de que o discurso é algo que tem menos valor, ou apenas teórico (MILDER, 2011); uma palestra-performance é, ainda, um modo de performar o texto (ROCHA, 2014). Aqui, discuto três solos baianos, de artistas de diferentes linguagens: Edital, do dançarino Fábio O. Monteiro; Instruções de Escuta, do músico Pedro Filho; e A Capella de Waly, do poeta Alex Simões. A partir destes trabalhos, elejo, em comum, três características da palestra-performance: a dimensão performativa, a subversão do código e a arte como modo de conhecer o mundo.

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Biografia do Autor

Lia Rocha Lordelo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora da Área de Linguagens e Expressões Artísticas do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB - Universidade Federal do RecÔncavo da Bahia.

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Lordelo, L. R. (2021). CÓDIGOS E FRONTEIRAS NA PALESTRA-PERFORMANCE: POR UMA POÉTICA DO CONHECIMENTO. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.33857

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE