Treinamento Físico no Teatro Universitário: reflexões [bakhtinianas] a partir de experimentos laboratoriais do Carmen Group
DOI :
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.27895Mots-clés :
Treinamento físico, Ator, Teatro universitário, Laboratório, Bakhtin e o Círculo.Résumé
O objetivo do artigo é compreender os sentidos do treinamento físico nos experimentos laboratoriais do Carmen Group (Centro de Treinamento em Corpo, Arte , Movimento e Encenação), da Universidade Federal do Paraná. Como procedimento metodológico foi realizado um Open Space (roda de conversa) com os integrantes do referido grupo. O olhar para os dados obtidos se dá pelo mirante teórico da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo). Os resultados apontam, entre outras questões, para dois pólos de discussão: a) Embora se assemelhem, em alguns casos, com exercícios aeróbicos ou mais voltados ao campo do esporte e da ginástica, os exercícios de treinamento físico constituem-se como um conjunto de atividades com fins específicos, que se agregam uma parte importante na formação acadêmica dos sujeitos integrantes um grupo teatral universitário. b) Seja por sua função processual/laboratorial ou pelo atendimento da necessidade pontual de cada aluno-ator para a construção do seu personagem, o treinamento físico implica reverberações em diferentes etapas de um trabalho cênico, auxiliando os alunos-atores tanto processo de criação de personagens quanto em sua aplicação aos exercícios de preparação corporal para a cena, realizados antes de cada sessão do espetáculo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.