Treinamento Físico no Teatro Universitário: reflexões [bakhtinianas] a partir de experimentos laboratoriais do Carmen Group

Autores/as

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Gustavo Henrique Rodrigues Guterres Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.27895

Palabras clave:

Treinamento físico, Ator, Teatro universitário, Laboratório, Bakhtin e o Círculo.

Resumen

O objetivo do artigo é compreender os sentidos do treinamento físico nos experimentos laboratoriais do Carmen Group (Centro de Treinamento em Corpo, Arte , Movimento e Encenação), da Universidade Federal do Paraná. Como procedimento metodológico foi realizado um Open Space (roda de conversa) com os integrantes do referido grupo. O olhar para os dados obtidos se dá pelo mirante teórico da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo). Os resultados apontam, entre outras questões, para dois pólos de discussão: a) Embora se assemelhem, em alguns casos, com exercícios aeróbicos ou mais voltados ao campo do esporte e da ginástica, os exercícios de treinamento físico constituem-se como um conjunto de atividades com fins específicos, que se agregam uma parte importante na formação acadêmica dos sujeitos integrantes um grupo teatral universitário. b) Seja por sua função processual/laboratorial ou pelo atendimento da necessidade pontual de cada aluno-ator para a construção do seu personagem, o treinamento físico implica reverberações em diferentes etapas de um trabalho cênico, auxiliando os alunos-atores tanto processo de criação de personagens quanto em sua aplicação aos exercícios de preparação corporal para a cena, realizados antes de cada sessão do espetáculo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná. Atua como docente na Graduação em Produção Cênica e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Mestrado e Doutorado) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn/UFPR  – Mestrado). É Bacharel e Licenciado em Teatro-Interpretação (Universidade Regional de Blumenau – FURB), Mestre em Educação (FURB) e Doutor em Educação (UFPR). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP).Líder do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq)

Gustavo Henrique Rodrigues Guterres, Universidade Federal do Paraná

Ator e Performer do Carmen Group (UFPR). Graduando em Produção Cênica (UFPR). Pesquisador de Iniciação Científica (UFPR/CNPq). Membro estudante do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq)

Publicado

2019-12-21

Cómo citar

Gonçalves, J. C., & Guterres, G. H. R. (2019). Treinamento Físico no Teatro Universitário: reflexões [bakhtinianas] a partir de experimentos laboratoriais do Carmen Group. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.27895

Número

Sección

EM FOCO