Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000 - 2018

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26554

Mots-clés :

teatro, educação, procedimentos pedagógicos, Educação Somática, universidade pública

Résumé

Este ensaio apresenta procedimentos e abordagens somáticas em processos de formação em artes cênicas no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que subsidiam a formulação da noção de Materialidade Somaestética e engendra os procedimentos Ternas.  Discorre sobre a formação de procedimentos pedagógicos e prática docente na perspectiva da Educação Somática tendo como fonte as reformulações do projeto pedagógico, os planos de ensino e anotações das aulas, no período de 2000 a 2018, em diálogo com estudos de delineamento do campo da Educação Somática e com pesquisas que trataram da inserção de prática somáticas em cursos universitários em contextos diferenciados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Renata Bittencourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente Associada do Instituto de Artes na Universidade Federal de Uberlândia, IARTE - UFU. Trabalho com treinamento para atores e teatro popular na graduação em Teatro; e escrita e performance somáticas no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e no ProfArtes - Mestrado Profissional em Artes. Sou Bacharel em Dança, Mestre em Artes e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Campinas. Minha pesquisa inclui educação somática, movimento consciente, processo criativo e culturas populares.

Téléchargements

Publiée

2019-09-25

Comment citer

Meira, R. B. (2019). Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000 - 2018. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26554

Numéro

Rubrique

EM FOCO