Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000 - 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26554

Palabras clave:

teatro, educação, procedimentos pedagógicos, Educação Somática, universidade pública

Resumen

Este ensaio apresenta procedimentos e abordagens somáticas em processos de formação em artes cênicas no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que subsidiam a formulação da noção de Materialidade Somaestética e engendra os procedimentos Ternas.  Discorre sobre a formação de procedimentos pedagógicos e prática docente na perspectiva da Educação Somática tendo como fonte as reformulações do projeto pedagógico, os planos de ensino e anotações das aulas, no período de 2000 a 2018, em diálogo com estudos de delineamento do campo da Educação Somática e com pesquisas que trataram da inserção de prática somáticas em cursos universitários em contextos diferenciados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Bittencourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente Associada do Instituto de Artes na Universidade Federal de Uberlândia, IARTE - UFU. Trabalho com treinamento para atores e teatro popular na graduação em Teatro; e escrita e performance somáticas no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e no ProfArtes - Mestrado Profissional em Artes. Sou Bacharel em Dança, Mestre em Artes e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Campinas. Minha pesquisa inclui educação somática, movimento consciente, processo criativo e culturas populares.

Publicado

2019-09-25

Cómo citar

Meira, R. B. (2019). Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000 - 2018. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26554

Número

Sección

EM FOCO