Exercícios prototípicos para uma educação teatral: uma pedagogia de composições, devir e agenciamentos

Auteurs

  • André Luiz Lopes Magela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

DOI :

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26519

Mots-clés :

educação teatral, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jerzy Grotowski, abordagens somáticas

Résumé

Descrição, conectada a conceitos filosóficos, de exercícios corporais oriundos de pesquisas sobre educação teatral. Os conceitos de afecção e agenciamento, caros aos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, são centrais na proposta, que baseia seus princípios teatrais em escritos de Jerzy Grotowski. O caráter somático destas atividades reside na tentativa de promover, por sua prática, formas de pensamento afinadas com elementos existenciais sugeridos pelas filosofias adotadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

André Luiz Lopes Magela, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO

Professor do Curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na UFSJ

Dialoga majoritariamente com: educação teatral; docência de teatro; atuação teatral; estudos da cognição; estudos da subjetividade; filosofia contemporânea; biopolítica.

Téléchargements

Publiée

2019-09-25

Comment citer

Magela, A. L. L. (2019). Exercícios prototípicos para uma educação teatral: uma pedagogia de composições, devir e agenciamentos. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26519

Numéro

Rubrique

EM FOCO