Memória e criação: aspectos cognitivos e o conceito de Equilíbrio Dinâmico no processo criativo de Balance
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46451Palabras clave:
Memória; Cognição incorporada; Equilíbrio Dinâmico; Capoeira Regional; Pesquisa performativa.Resumen
Este artículo se centra en las dimensiones cognitivas involucradas en el proceso de creación de [título de obra removido para avaliação]. Esta obra multimedia fue compuesta por los autores a partir del concepto de Equilibrio Dinámico, inferido por [nome do autor removido para avaliação] en su investigación doctoral en el contexto de Capoeira Regional, desde un horizonte metodológico performativo. Inicialmente, abordamos las nociones de memoria y conciencia desde una perspectiva encarnada de la experiencia en este contexto. Luego, discutimos las relaciones música/movimiento,las perspectivas musicales de la perspectiva cognitiva y sus consecuencias en la noción de equilibrio. Finalmente, presentamos brevemente el concepto de Equilibrio Dinámico y discutimos el proceso de creación de [título de obra removido para avaliação].
Descargas
Citas
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida. Processo de articulações criativas (pac). In: SILVA, Charles Roberto et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v.3.1. Tradução de Eduardo Augusto Rosa Santana, revisão de Pedro de Senna.
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida. Creative articulations process. Choreographic Practices, v. 5, n. 1, p. 7–31, 2014.
DESMOND, Jane. Embodying difference: Issues in dance and cultural studies. Cultural Critique, v. 26, p. 33–63, 1993/1994.
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.
FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença - Brazilian Journal on Presence Studies, v. 5, n. 1, p. 9–38, 2015.
FERNANDES, Ciane. Princípios em movimento na pesquisa somático-performativa. In: SILVA, C. R. et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v. 3, n. 1, p. 81–95.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa somático-performativa: Sintonia, sensibilidade, integração. Art Research Journal/ Revista de Pesquisa em Arte, v. 1, n. 2, p. 76–95, 2014.
FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 2, n. 2, p. 18–36, 2013.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. revisada e ampliada. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
GUERRERO, Mara. Formas de improvisação em dança. In: Anais do V Congresso ABRACE. Belo Horizonte: ABRACE, 2008a. v. 9, n. 1, p. 1–5.
GUERRERO, Mara. Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Dança/UFBA, Salvador, 2008b.
HASEMAN, Brad. A manifest for performative research. International Australia Incorporating Culture and Policy, theme issue "Practice-led Research", v. 118, p. 98–106, 2006.
HASEMAN, Brad. Manifesto para a investigação performativa. In: SILVA, Charles Roberto et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v. 3.1. Tradução de Marcello Amalfi.
HURON, David. Sweet anticipation: music and the Psychology of expectation. Cambridge/MA: MIT Press, 2006.
KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. Tradução: Maria da Conceição Parayba Campos.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
LABAN, Rudolf. The language of movement. Boston: Plays Inc., 1974.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago/London: University of Chicago Press, 2003.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh : The Embodied Mind and Its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.
LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012.
MESTRE NENEL, Manoel Nascimento Machado. BIMBA: um século da Capoeira Regional. Organizado por [nome do autor removido para avaliação]. Salvador: EDUFBA, 2018.
NOË, Alva. Action in perception. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
SNYDER, Bob. Music and Memory: an introduction. Cambrigde/London: The MIT Press, 2000.
SODRÉ, M. Mestre Bimba: corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Manati, 2002.
STEVENS, Catherine. et al. Perceiving dance: schematic expectations guide experts’ scanning of a contemporary dance film. Journal of Dance Medicine & Science, p. 19–25, 2010.
VARELA F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge: The MIT Press, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Guilherme Bertissolo, Lia Gunther Sfoggia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.