Memória e criação: aspectos cognitivos e o conceito de Equilíbrio Dinâmico no processo criativo de Balance
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46451Keywords:
Memória; Cognição incorporada; Equilíbrio Dinâmico; Capoeira Regional; Pesquisa performativa.Abstract
This paper focuses on the cognitive dimensions involved in the creative process of [título de obra removido para avaliação]. This multimedia work was composed by the authors based on the concept of Dynamic [título de obra removido para avaliação], inferred by [nome do autor removido para avaliação] in her PhD research in the context of Capoeira Regional through a performative approach. Initially, we approach the notions of memory and consciousness in an embodied point of view of the experience into the context. Then, we discuss the relationships between music/movement and the musical perspectives of the cognitive framework, and consequences of the notion of [título de obra removido para avaliação]. Finally, we shortly present the concept of Dynamic [título de obra removido para avaliação] and discuss the creative process of [título de obra removido para avaliação].
Downloads
References
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida. Processo de articulações criativas (pac). In: SILVA, Charles Roberto et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v.3.1. Tradução de Eduardo Augusto Rosa Santana, revisão de Pedro de Senna.
BACON, Jane; MIDGELOW, Vida. Creative articulations process. Choreographic Practices, v. 5, n. 1, p. 7–31, 2014.
DESMOND, Jane. Embodying difference: Issues in dance and cultural studies. Cultural Critique, v. 26, p. 33–63, 1993/1994.
FERNANDES, Ciane. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa. Salvador: EDUFBA, 2018.
FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos da Presença - Brazilian Journal on Presence Studies, v. 5, n. 1, p. 9–38, 2015.
FERNANDES, Ciane. Princípios em movimento na pesquisa somático-performativa. In: SILVA, C. R. et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v. 3, n. 1, p. 81–95.
FERNANDES, Ciane. Pesquisa somático-performativa: Sintonia, sensibilidade, integração. Art Research Journal/ Revista de Pesquisa em Arte, v. 1, n. 2, p. 76–95, 2014.
FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 2, n. 2, p. 18–36, 2013.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. revisada e ampliada. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
GUERRERO, Mara. Formas de improvisação em dança. In: Anais do V Congresso ABRACE. Belo Horizonte: ABRACE, 2008a. v. 9, n. 1, p. 1–5.
GUERRERO, Mara. Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Dança/UFBA, Salvador, 2008b.
HASEMAN, Brad. A manifest for performative research. International Australia Incorporating Culture and Policy, theme issue "Practice-led Research", v. 118, p. 98–106, 2006.
HASEMAN, Brad. Manifesto para a investigação performativa. In: SILVA, Charles Roberto et al. (Ed.). Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC/ECA-USP, 2015. v. 3.1. Tradução de Marcello Amalfi.
HURON, David. Sweet anticipation: music and the Psychology of expectation. Cambridge/MA: MIT Press, 2006.
KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial, 2005.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. Tradução: Maria da Conceição Parayba Campos.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
LABAN, Rudolf. The language of movement. Boston: Plays Inc., 1974.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago/London: University of Chicago Press, 2003.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh : The Embodied Mind and Its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.
LIMA, Paulo Costa. Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012.
MESTRE NENEL, Manoel Nascimento Machado. BIMBA: um século da Capoeira Regional. Organizado por [nome do autor removido para avaliação]. Salvador: EDUFBA, 2018.
NOË, Alva. Action in perception. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
SNYDER, Bob. Music and Memory: an introduction. Cambrigde/London: The MIT Press, 2000.
SODRÉ, M. Mestre Bimba: corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Manati, 2002.
STEVENS, Catherine. et al. Perceiving dance: schematic expectations guide experts’ scanning of a contemporary dance film. Journal of Dance Medicine & Science, p. 19–25, 2010.
VARELA F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge: The MIT Press, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Guilherme Bertissolo, Lia Gunther Sfoggia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.