Procesos inmersivos: la percepción cinestésica como operadora de síntesis de conocimientos en la vida y el arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46432

Palabras clave:

Danza. Percepción. Hábitos. Empatía. Cinestesia.

Resumen

Partiendo de la descripción de una experiencia de inmersión, vivida por una de las autoras, en una videoconferencia, a través de la plataforma Zoom - en la que, al estar tan inmersa en el hacer, los espacios en las pantallas se confundían y mezclaban en su percepción - el artículo pretende provocar reflexiones sobre el respeto al papel de los hábitos perceptivos y motores, en la constitución de relaciones con el entorno y con los demás, tanto en contextos de la vida cotidiana como en el arte. Se plantea la hipótesis de que las habilidades sensoriomotoras específicas, solicitadas en las interacciones virtuales actuales, y mediadas por las plataformas en uso, aún se encuentran en proceso de desarrollo e integración. Por tanto, la adaptación y la habituación están en marcha. A la luz de los aportes del enfoque de la cognición encarnada, de las ciencias cognitivas, así como la empatía estética, esta hipótesis conducirá a la construcción de un argumento que se enfoque en la centralidad de la percepción cinestésica en nuestras inmersiones en la vida, creación y disfrute artístico.

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Biografía del autor/a

Lilian Seixas Graça Graça, UFBA - Aluna Egressa do doutorado

Lilian Graça é coreógrafa, dançarina, professora de dança e videasta. Possui graduação em Dança (Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (1992), especialização em coreografia também pela UFBA (1993) e mestrado em Coreografia (Diplomarbeit) pela Escola Superior de Artes Teatrais Ernst Busch - Berlim (2000) - reconhecido pela UFBA. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2019) com o projeto de pesquisa "A percepção cinestésica na videodança: reverberAÇÕES empáticas entre corpos de carne e da tela.

Atualmente tem-se ocupado, como artista-pesquisadora, em correlacionar processos de criação, empatia estética, percepção, cognição e imersão na dança e na videodança: experimentando metodologias criativas, realizando obras, ministrando oficinas, cursos, palestras e publicando textos na área.

Desde 2011 participa com diferentes obras em festivais nacionais e internacionais de videodança.

Em 2020 e 2021, participou ativamente da cena da videodança de modo online através de apresentações de suas obras em festivais e mostras além de palestras, bate papos, congressos e mesas redondas. Ministrou Curso de formação Online: Videodança – convergências e modos próprios do fazer – Premiado pela lei Aldir Blanc – Funceb-BA e Videodança campo de interação cinestésica em parceria com Casa Hoffmann em Curitiba.

Beatriz Adeodato Alves de Souza, UFBA

Professora efetiva da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa Corpolumen: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança (UFBA). A área de concentração de suas pesquisas engloba as interações da Dança com a Educação Somática, estudos da percepção e a Prática como Pesquisa.

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Publicado

2023-01-22

Cómo citar

Graça, L. S. G., & Souza, B. A. A. de. (2023). Procesos inmersivos: la percepción cinestésica como operadora de síntesis de conocimientos en la vida y el arte. Repertório, 1(38). https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46432