Immersive processes – kinesthetic perception and its role in the synthesis of sensorimotor knowledge in life and in art

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46432

Keywords:

Dance. Perception. Habits. Empathy. Kinesthesia.

Abstract

Departing from the description of an immersion experience lived by one of the authors, during a Zoom video conference, - in which, due to degrees of involvement, the spaces on the screens were confused and mixed in her perception - the article intends to build a reflection about the role of perceptual and motor habits in our relationship with the environment and with others, both in the context of everyday life as well as in art. The hypothesis created is that specific sensorimotor skills, requested in current virtual interactions, and mediated by the platforms in use, are still in process of development and integration. Adaptation and habituation are underway. In light of contributions from the embodied cognition approach, by cognitive sciences, as well as aesthetic empathy, this hypothesis will lead to the construction of an argument that focuses on the importance of kinesthetic perception in our immersions in life, in artistic creation and appreciation.

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Author Biographies

Lilian Seixas Graça Graça, UFBA - Aluna Egressa do doutorado

Lilian Graça é coreógrafa, dançarina, professora de dança e videasta. Possui graduação em Dança (Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (1992), especialização em coreografia também pela UFBA (1993) e mestrado em Coreografia (Diplomarbeit) pela Escola Superior de Artes Teatrais Ernst Busch - Berlim (2000) - reconhecido pela UFBA. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2019) com o projeto de pesquisa "A percepção cinestésica na videodança: reverberAÇÕES empáticas entre corpos de carne e da tela.

Atualmente tem-se ocupado, como artista-pesquisadora, em correlacionar processos de criação, empatia estética, percepção, cognição e imersão na dança e na videodança: experimentando metodologias criativas, realizando obras, ministrando oficinas, cursos, palestras e publicando textos na área.

Desde 2011 participa com diferentes obras em festivais nacionais e internacionais de videodança.

Em 2020 e 2021, participou ativamente da cena da videodança de modo online através de apresentações de suas obras em festivais e mostras além de palestras, bate papos, congressos e mesas redondas. Ministrou Curso de formação Online: Videodança – convergências e modos próprios do fazer – Premiado pela lei Aldir Blanc – Funceb-BA e Videodança campo de interação cinestésica em parceria com Casa Hoffmann em Curitiba.

Beatriz Adeodato Alves de Souza, UFBA

Professora efetiva da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa Corpolumen: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança (UFBA). A área de concentração de suas pesquisas engloba as interações da Dança com a Educação Somática, estudos da percepção e a Prática como Pesquisa.

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Published

2023-01-22

How to Cite

Graça, L. S. G., & Souza, B. A. A. de. (2023). Immersive processes – kinesthetic perception and its role in the synthesis of sensorimotor knowledge in life and in art. Repertório, 1(38). https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46432