Sonho de voo e medo da queda, o conflito primitivo na exploração virtuosística das técnicas aéreas circenses

Autores/as

  • Gabriel Coelho Mendonça Universidade de Brasilia
  • Daniela Gatti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35731

Palabras clave:

dramaturgia circense, números aéreos, virtuose acrobática, tradição circense, risco

Resumen

O circo moderno surge em 1770 com a união dos artistas das feiras medievais e os cavaleiros militares no Astley’s Royal Amphiteatre of Arts, em Londres. Neste espaço se fundou o espetáculo de variedades circenses, baseado na valorização da potencialidade física de seus artistas, as conhecidas proezas físicas ou virtuoses acrobáticas. Nos anos de 1980, com o surgimento e a disseminação de escolas de ensino das técnicas circenses surge um movimento que se auto-intitula novo circo, ou circo contemporâneo. Em busca de postular seus cânones, os novo circenses contrapõem-se às bases do espetáculo de variedades circenses, deixando escapar termos que permitem uma compreensão reducionista acerca da potência expressiva das proezas acrobáticas. No presente trabalho, apoiando-nos nos conceitos de sonho de voo e medo da queda, propostos por Bachelard, pretendemos evidenciar a maneira pela qual os números aéreos atingem e evocam desejos primitivos e medos arquetípicos na audiência. Demonstrando, através do caso específico dos números aéreos, a ligação íntima entre as formas circenses e o conteúdo que podemos expressar dentro dessas formas, pretendemos ampliar o campo de compreensão das artes circenses em toda a sua amplitude, fortalecendo sua tradição e oferecendo ferramentas eficazes para sua renovação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Coelho Mendonça, Universidade de Brasilia

Acróbata aéreo, professor, treinador e criador em técnicas aéreas circenses. Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Doutorando em Artes Cênicas UNB.

Daniela Gatti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Artista da cena, pesquisadora e professora na área da dança contemporânea junto ao Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP. 

Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Mendonça, G. C., & Gatti, D. (2021). Sonho de voo e medo da queda, o conflito primitivo na exploração virtuosística das técnicas aéreas circenses. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35731

Número

Sección

EM FOCO