Carlos Alberto Soffredini e a legitimação do circo-teatro como importante tradição dramática brasileira

Autores/as

  • Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto Doutora em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35186

Palabras clave:

Carlos Alberto Soffredini, teatro brasileiro, teatro moderno, teatralidades populares, circo-teatro

Resumen

O dramaturgo e encenador santista Carlos Alberto Soffredini foi um nome importante dentro do contexto teatral brasileiro no que concerne a vertente de experimentações de estética e linguagem a partir das teatralidades populares brasileiras – embora sua obra ainda não tenha recebido a devida atenção por parte da classe artística e acadêmica da área. Este artigo visa apresentar brevemente o início dessas pesquisas e experimentações que Soffredini empreendeu a partir da linguagem do circo-teatro brasileiro. As informações e análises aqui presentes são fruto de uma investigação que abarcou pesquisa em acervos em busca de materiais primários (fotos, notícias de jornal, programa do espetáculo etc.), entrevistas com artistas envolvidos na criação e estudo bibliográfico sobre o tema.

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Biografía del autor/a

Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto, Doutora em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP

Atriz, acrobata circense e pesquisadora. Bacharela, mestra e doutora em Artes Cênicas/Artes da Cena pela UNICAMP. Integrante fundadora da Cia Beira Serra de Circo e Teatro.

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

Tortorella Nogueira Pinto, M. E. (2020). Carlos Alberto Soffredini e a legitimação do circo-teatro como importante tradição dramática brasileira. Repertório, 1(34). https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35186

Número

Sección

EM FOCO