Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras

Autores/as

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-1203-5027
  • José Jorge de Carvalho Universidade de Brasília
  • Renata de Lima Silva Universidade de Goiás
  • Joana Abreu Universidade de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32015

Palabras clave:

tradições populares brasileiras, estudos pós-coloniais, artes cênicas

Resumen

Este artigo debate a inserção de saberes das tradições populares - especialmente no que tange a práticas expressivas/performáticas que integram música, dança, teatro e vestimentas tradicionais - nas universidades brasileiras. A partir da observação de experiências pedagógicas como o Encontro de Saberes, iniciado na Universidade de Brasília, que convida mestres e mestras da cultura popular a atuarem como professores, buscaremos avançar no entendimento sobre quais os saberes presentes nas performances tradicionais brasileiras; como pode ocorrer o processo de ensino-aprendizagem desses saberes performáticos nas universidades e como promover reconhecimento de epistemologias que foram, historicamente, alijadas das instituições formais de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Cultruais da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Artes Cênicas pela UFRGS, mestrado e doutorado em Antropologia pela UFSC, com doutorado sanduíche na EHESS - Paris.

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília

Antropólogo, professor Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB. Bolsista de Produtividade - PQ Cnpq.

Renata de Lima Silva, Universidade de Goiás

Professora do Departamento de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade de Goiás.

Joana Abreu, Universidade de Goiás

Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade de Goiás. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG.

Publicado

2019-12-21

Cómo citar

Hartmann, L., de Carvalho, J. J., Silva, R. de L., & Abreu, J. (2019). Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32015

Número

Sección

EM FOCO