Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32015Keywords:
tradições populares brasileiras, estudos pós-coloniais, artes cênicasAbstract
Este artigo debate a inserção de saberes das tradições populares - especialmente no que tange a práticas expressivas/performáticas que integram música, dança, teatro e vestimentas tradicionais - nas universidades brasileiras. A partir da observação de experiências pedagógicas como o Encontro de Saberes, iniciado na Universidade de Brasília, que convida mestres e mestras da cultura popular a atuarem como professores, buscaremos avançar no entendimento sobre quais os saberes presentes nas performances tradicionais brasileiras; como pode ocorrer o processo de ensino-aprendizagem desses saberes performáticos nas universidades e como promover reconhecimento de epistemologias que foram, historicamente, alijadas das instituições formais de ensino.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.