Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • Para el envío de trabajos, se entendera que el/la usuario/a acepta los términos y condiciones del periódico.

Directrices para autores/as

  1. A Revista Repertório, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, publica textos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas na área das Artes Cênicas. Os textos podem ser publicados em português, inglês, francês e espanhol. A REPERTÓRIO não cobra taxas de processamento de artigos (APC), nem taxas de submissão.
  2. São aceitos para publicação trabalhos inéditos, de pesquisa avançada submetidos por pesquisadores/as doutores/as. Os trabalhos podem contar com a co-autoria de pesquisadores/as mestres (doutorandos/as ou não) acerca de temas pertinentes à área, com fundamentação teórica ou teórico-prática, que possam contribuir para o “estado de arte” da pesquisa em artes cênicas. 
  3.  Poderão ser submetidos textos acadêmicos de diferentes modalidades - artigos, ensaios, entrevistas, resenhas ou textos teatrais. As submissões podem ser realizadas em qualquer período, em regime de demanda contínua nas seguintes seções: EM FOCO (com chamada específica para cada número), PERSONA ou REPERTÓRIO LIVRE.  Textos submetidos a outras seções serão redirecionados.
  4. Os textos devem ser submetidos através do sistema OJS. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
  5.  O  texto a ser submetido à avaliação (etapa 2) NÃO deve conter informações de identificação do autor. Textos identificados não serão submetidos à avaliação por pares duplo cego.
  6.  As informações no texto que possam identificar os/as pesquisadores/as devem ser removidas e substituídas pela indicação entre colchetes como nos exemplos abaixo: 
    • [nome do autor removido para avaliação]
    •  [título do espetáculo removido para avaliação]
    • [nome da instituição removida para avaliação]
  7.  O arquivo WORD não deve conter informações de identificação dos autores. Para remover essas informações, recomendamos seguir as seguintes etapas: 
    •  No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”
    •  Abrir o item “informações”
    • Clicar em Inspecionar documento
    • Clicar em “inspecionar”
    • Após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”.
    •  Remover comentários, revisões e versões, se houver.
  8. Os dados de identificação do autor devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inserir metadados)
  9.   Os dados curriculares devem ser resumidos (max. 200 caracteres com espaços).
  10.   Estrutura do artigo: a. Título, resumo, 5 palavras-chave em português; 
    b. Title, abstract, 5 keywords; 
    c. Título, resumen, 5 palabras clave.
    d. Seção introdutória
    e. Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções conforme necessidade.
    f. Seção de conclusão
    g. Referências
  11.  Formatação geral:
  • Formato Word (.doc) – A4 – margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Fonte: ARIAL – tamanho 12;
  • Espaço entre linhas: 1,5;
  •  Citações com mais de três linhas: recuo de parágrafo (4 cm), espaço simples, fonte tamanho 11;
  •  Margens justificadas. Recuo de primeira linha: 1,25 cm;
  •  Resumo, abstract e resumen devem ter entre 100 e 200 palavras cada e indicar os objetivos, a metodologia, os resultados e conclusões obtidos.
  •  Sugere-se escolher palavras-chaves, keywords e palabras clave relacionadas ao foco do trabalho e que possam facilitar a busca e acesso ao texto em banco de dados, evitando-se, preferencialmente, a utilização de termos ainda inusuais na literatura do campo.
  •  Os textos devem ter entre 10 e 20 páginas (25.000 e 50.000 caracteres com espaços), incluindo resumo, abstract, resumen, imagens, referências, notas de rodapé, tabelas, etc.;
  • As referências de citações no texto devem ser indicadas através do sistema autor/data da seguinte forma: (SOBRENOME DO AUTOR, ano) para citações indiretas e (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página) para citações diretas.
  • As notas de rodapé, quando necessário, devem ter caráter explicativo e conter o máximo de 180 caracteres cada. 
  • A lista de referências deve constar no final do trabalho obedecendo às normas da ABNT.  Quando forem utilizados diferentes títulos de um mesmo autor, o sobrenome do autor deve ser repetido na lista de referências para fins de recuperação dos dados. 
  • Para situações não indicadas nestas diretrizes, utilizar normas da ABNT.

PERSONA

“Persona” apresentará um artista e/ou pesquisador importante das Artes Cênicas, podendo estar ou não relacionado com a temática da edição. 

EM FOCO

“Em Foco” abrigará artigos de uma mesma temática e que reverberem em alguma das cinco linhas de pesquisa do programa: 

TRADIÇÕES, CONTEMPORANEIDADES E PEDAGOGIAS DA CENA

Pesquisas de caráter transdisciplinar em artes cênicas, desenvolvimento de epistemo-metodologias, etnocenologia, estudos que contemplam processos pedagógicos, saberes e fazeres da cena.

 POÉTICAS & PROCESSOS DE ENCENAÇÃO

Pesquisas sobre tendências contemporâneas das artes do espetáculo, imaginário e criação, composição, formação e recepção.

CORPOREIDADES E INTERFACES: SOMÁTICA, PERFORMANCE & ARTES DIGITAIS

A linha de pesquisa reúne pesquisadores que desenvolvem reflexões críticas, de ênfase tanto prática quanto teórica, acerca do corpo pessoal, cultural, social, político e ecológico, e seus desdobramentos transversais em relações com a Somática, as poéticas da Voz, os estudos do Corpo e da Performance, com pesquisas guiadas pela prática e com pesquisas relacionadas às Artes Digitais. Esse recorte de interesses implica, também, em investigações ligadas a diferentes dimensões dos poderes e/ou biopoderes e, nessa perspectiva de tensionamentos, a linha possibilita adentrar as dimensões políticas desses processos artísticos.

DRAMATURGIA, HISTÓRIA E TEORIAS DO TEATRO

Compreende projetos de criação dramatúrgica sob a forma de peças teatrais, roteiros para vídeo, cinema e televisão; análises de princípios de composição, escolhas estéticas e convenções relativas à construção de ações cênicas, sob enfoque sincrônico ou diacrônico; interpretações e releituras de textos dramáticos a partir de diferentes aportes teóricos; estudos da memória teatral através de práticas contemporâneas da historiografia do espetáculo; abordagens semiológicas dos processos de significação no âmbito da teatralidade; investigações de cunho crítico e teórico enfocando aspectos relevantes da tradição e da contemporaneidade nas artes cênicas, sob a ótica de sua produção e recepção.

 

REPERTÓRIO LIVRE

“Repertório Livre”, serão colocados os trabalhos aprovados para publicação que são submetidos em fluxo contínuo e não relacionados à temática da edição. 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.