Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • By clicking submit you agree to the terms and conditions of Revista Repertório

Author Guidelines

  1. A Revista Repertório, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, publica textos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas na área das Artes Cênicas. Os textos podem ser publicados em português, inglês, francês e espanhol. A REPERTÓRIO não cobra taxas de processamento de artigos (APC), nem taxas de submissão.
  2. São aceitos para publicação trabalhos inéditos, de pesquisa avançada submetidos por pesquisadores/as doutores/as. Os trabalhos podem contar com a co-autoria de pesquisadores/as mestres (doutorandos/as ou não) acerca de temas pertinentes à área, com fundamentação teórica ou teórico-prática, que possam contribuir para o “estado de arte” da pesquisa em artes cênicas. 
  3.  Poderão ser submetidos textos acadêmicos de diferentes modalidades - artigos, ensaios, entrevistas, resenhas ou textos teatrais. As submissões podem ser realizadas em qualquer período, em regime de demanda contínua nas seguintes seções: EM FOCO (com chamada específica para cada número), PERSONA ou REPERTÓRIO LIVRE.  Textos submetidos a outras seções serão redirecionados.
  4. Os textos devem ser submetidos através do sistema OJS. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
  5.  O  texto a ser submetido à avaliação (etapa 2) NÃO deve conter informações de identificação do autor. Textos identificados não serão submetidos à avaliação por pares duplo cego.
  6.  As informações no texto que possam identificar os/as pesquisadores/as devem ser removidas e substituídas pela indicação entre colchetes como nos exemplos abaixo: 
    • [nome do autor removido para avaliação]
    •  [título do espetáculo removido para avaliação]
    • [nome da instituição removida para avaliação]
  7.  O arquivo WORD não deve conter informações de identificação dos autores. Para remover essas informações, recomendamos seguir as seguintes etapas: 
    •  No arquivo WORD do manuscrito, acessar a aba “arquivo”
    •  Abrir o item “informações”
    • Clicar em Inspecionar documento
    • Clicar em “inspecionar”
    • Após o resultado, remover “propriedade do documento e informações pessoais”.
    •  Remover comentários, revisões e versões, se houver.
  8. Os dados de identificação do autor devem ser preenchidos correta e exclusivamente no formulário indicado (etapa 3: inserir metadados)
  9.   Os dados curriculares devem ser resumidos (max. 200 caracteres com espaços).
  10.   Estrutura do artigo: a. Título, resumo, 5 palavras-chave em português; 
    b. Title, abstract, 5 keywords; 
    c. Título, resumen, 5 palabras clave.
    d. Seção introdutória
    e. Seção de desenvolvimento: podem ser incluídas subseções conforme necessidade.
    f. Seção de conclusão
    g. Referências
  11.  Formatação geral:
  • Formato Word (.doc) – A4 – margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm; Fonte: ARIAL – tamanho 12;
  • Espaço entre linhas: 1,5;
  •  Citações com mais de três linhas: recuo de parágrafo (4 cm), espaço simples, fonte tamanho 11;
  •  Margens justificadas. Recuo de primeira linha: 1,25 cm;
  •  Resumo, abstract e resumen devem ter entre 100 e 200 palavras cada e indicar os objetivos, a metodologia, os resultados e conclusões obtidos.
  •  Sugere-se escolher palavras-chaves, keywords e palabras clave relacionadas ao foco do trabalho e que possam facilitar a busca e acesso ao texto em banco de dados, evitando-se, preferencialmente, a utilização de termos ainda inusuais na literatura do campo.
  •  Os textos devem ter entre 10 e 20 páginas (25.000 e 50.000 caracteres com espaços), incluindo resumo, abstract, resumen, imagens, referências, notas de rodapé, tabelas, etc.;
  • As referências de citações no texto devem ser indicadas através do sistema autor/data da seguinte forma: (SOBRENOME DO AUTOR, ano) para citações indiretas e (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página) para citações diretas.
  • As notas de rodapé, quando necessário, devem ter caráter explicativo e conter o máximo de 180 caracteres cada. 
  • A lista de referências deve constar no final do trabalho obedecendo às normas da ABNT.  Quando forem utilizados diferentes títulos de um mesmo autor, o sobrenome do autor deve ser repetido na lista de referências para fins de recuperação dos dados. 
  • Para situações não indicadas nestas diretrizes, utilizar normas da ABNT.

PERSONA

“Persona” apresentará um artista e/ou pesquisador importante das Artes Cênicas, podendo estar ou não relacionado com a temática da edição. 

EM FOCO

“Em Foco” abrigará artigos de uma mesma temática e que reverberem em alguma das cinco linhas de pesquisa do programa: 

TRADIÇÕES, CONTEMPORANEIDADES E PEDAGOGIAS DA CENA

Pesquisas de caráter transdisciplinar em artes cênicas, desenvolvimento de epistemo-metodologias, etnocenologia, estudos que contemplam processos pedagógicos, saberes e fazeres da cena.

 POÉTICAS & PROCESSOS DE ENCENAÇÃO

Pesquisas sobre tendências contemporâneas das artes do espetáculo, imaginário e criação, composição, formação e recepção.

CORPOREIDADES E INTERFACES: SOMÁTICA, PERFORMANCE & ARTES DIGITAIS

A linha de pesquisa reúne pesquisadores que desenvolvem reflexões críticas, de ênfase tanto prática quanto teórica, acerca do corpo pessoal, cultural, social, político e ecológico, e seus desdobramentos transversais em relações com a Somática, as poéticas da Voz, os estudos do Corpo e da Performance, com pesquisas guiadas pela prática e com pesquisas relacionadas às Artes Digitais. Esse recorte de interesses implica, também, em investigações ligadas a diferentes dimensões dos poderes e/ou biopoderes e, nessa perspectiva de tensionamentos, a linha possibilita adentrar as dimensões políticas desses processos artísticos.

DRAMATURGIA, HISTÓRIA E TEORIAS DO TEATRO

Compreende projetos de criação dramatúrgica sob a forma de peças teatrais, roteiros para vídeo, cinema e televisão; análises de princípios de composição, escolhas estéticas e convenções relativas à construção de ações cênicas, sob enfoque sincrônico ou diacrônico; interpretações e releituras de textos dramáticos a partir de diferentes aportes teóricos; estudos da memória teatral através de práticas contemporâneas da historiografia do espetáculo; abordagens semiológicas dos processos de significação no âmbito da teatralidade; investigações de cunho crítico e teórico enfocando aspectos relevantes da tradição e da contemporaneidade nas artes cênicas, sob a ótica de sua produção e recepção.

 

REPERTÓRIO LIVRE

“Repertório Livre”, serão colocados os trabalhos aprovados para publicação que são submetidos em fluxo contínuo e não relacionados à temática da edição. 

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.