O PALHAÇO NO ESPAÇO DO VAZIO NO CONTEXTO HOSPITALAR: A INCERTEZA COMO POTÊNCIA CRIADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.31964

Palavras-chave:

Palhaço. Experiência. Jogo. Sociedade-contemporânea. Incerteza

Resumo

Na sociedade contemporânea permanecemos distante daquilo que nos afeta, consequência da falta de tempo e necessidade de afirmação, o que acaba criando fronteiras da certeza. Diante dessa problemática, evidenciar e reforçar o incerto torna-se uma potência para o artista, que tem diante de si um caminho profuso e repleto de possibilidades para o criar. O objetivo deste trabalho é destacar as motivações e a forma com que os artistas que atuam no âmbito da humanização hospitalar desenvolvem suas ações, assim como apresentar as possibilidades encontradas para além dos caminhos já trilhados, buscando entender como essas motivações influenciam suas concepções com relação ao palhaço. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de campo, acompanhando um grupo de humanização hospitalar em hospitais e oficinas. Desse modo, observou-se que os tensionamentos gerados possibilitam uma outra forma de ação com relação ao palhaço. Essa imersão permite considerarmos que o desprendimento das certezas abre espaço para as incertezas da ação as quais acabam por gerar novas potências do pensar e do agir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Donato da Silva Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor do Núcleo Geral Comum (NGC), do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), todos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras ? Campus de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Peter Alexander Bleinroth Schulz, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Física - Universidad Autonoma de Madrid (1989). Pós doutorado no Instituto Max Planck de Física do Estado Sólido em Stuttgart (1990-1992).  Docente do Núcleo Básico Comum da FCA desde 2013 e da curso de Mestrado Interdisciplinar de Ciências Humans e Sociais Aplicadas dedes 2014. Professor titular desde 2016. Diretor associado "pró tempore" da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP de maio de 2009 a abril de 2013 e diretor dessa mesma unidade de ensino e pesquisa da UNICAMP no período 2013-2017. Atualmente é Secretário de Comunicação da universidade Estadual de Campinas. 

Luís Bruno de Godoy, Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas

Ator e palhaço (SATED/SP); Bacharel em Ciências do Esporte (2015) com período de mobilidade internacional na Universidad Politecnica de Madrid - UPM (2012/2013) e Universidad de Santiago de Chile (2015); Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2019), ambos pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp); Doutorando em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (FEF/Unicamp); Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - LEPE; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física (CLUCIEF); Co-idealizador do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Jogo (GIEPAJ) e Núcleo de Estudo e Pesquisa na Arte do Palhaço (NEPAP); Artista formador e tutor de treinamento de palhaços; Diretor e idealizador da Inhouse - Clowns and Circus e da ONG Medicina do Riso. E-mail: godoy.luisb@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Donato da Silva Junior, R., Bleinroth Schulz, P. A., & de Godoy, L. B. (2021). O PALHAÇO NO ESPAÇO DO VAZIO NO CONTEXTO HOSPITALAR: A INCERTEZA COMO POTÊNCIA CRIADORA. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.31964

Edição

Seção

EM FOCO