Vozes em ressonância: o espaço sonoro da experimentação

Authors

  • Wania Mara Agostini Storolli UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26118

Keywords:

Teatro, Artes Cênicas

Abstract

Resumo: Este artigo traz reflexões acerca da natureza da voz, sua relação com os espaços, internos e externos, e a percepção de seus atributos típicos enquanto fenômeno sonoro, tais como a ressonância e o eco. Fundamentando-se principalmente nas teóricas Doris Kolesch e Adriana Cavavero, o trabalho aborda a potencialidade criativa do trabalho com a voz, ressaltando-se o papel da audição e também o aspecto do “contágio”, característico dos processos experimentais com a voz. A ação de privilegiar o componente vocálico condiz com os novos paradigmas da voz que se estabelecem durante o século XX e a construção de um espaço sonoro de experimentação mostra-se como relevante na geração de estéticas contemporâneas.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wania Mara Agostini Storolli, UNESP

Professora Assistente do Departamento de Artes Cênicas da UNESP na área de corpo e voz, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes desta universidade. Dedica-se à pesquisa da voz com um enfoque multidisciplinar, investigando as relações entre voz e performance. Graduada em Música pela ECA-USP, especializou-se na Alemanha na área de voz e movimento. É Mestre em Musicologia e Doutora em Processos de Criação Musical pela ECA-USP, onde também realizou o Pós-Doutorado. Em 2012 foi pesquisadora convidada do Departamento de Performance Studies da New York University. Desenvolveu a prática Movimento, Respiração e Canto a partir da integração da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e outras práticas corporais. Coordena o grupo L.I.V.E. - (Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentacão), junto ao qual tem desenvolvido performances e intervenções sonoras, fundamentadas na investigação dos recursos vocais.

Published

2018-12-21

How to Cite

Storolli, W. M. A. (2018). Vozes em ressonância: o espaço sonoro da experimentação. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26118

Issue

Section

EM FOCO